Relação coroa - pinhão

TABELA DE RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO
- - - - - - - - - - -
pitch
- coroa - - pinhão - nº dentes - - - coroa
-
nº dentes diam (mm) - - - - - - - - -
pinhão ›
- -
6
7
8
9
10
11
12
13
-
-
25
- - 3,57 3,13 2,78 2,50 2,27 - -
25
-
26
14,76 - 3,71 3,25 2,89 2,60 2,36 - -
26
-
27
15,29 - 3,86 3,38 3,00 2,70 2,45 - -
27
-
28
15,82 - 4,00 3,50 3,11 2,80 2,55 - -
28
48
29
16,35 - 4,14 3,63 3,22 2,90 2,64 - -
29
-
30
16,87 - 4,29 3,75 3,33 3,00 2,73 - -
30
-
31
17,40 - 4,43 3,88 3,44 3,10 2,82 - -
31
-
32
19,93 - 4,57 4,00 3,56 3,20 2,91 - -
32
-
33
- - 4,71 4,13 3,67 3,30 3,00 - -
33
-
34
- - 4,86 4,25 3,78 3,40 3,09 - -
34
-
-
- - - - - - - - -
-
pinhão
-
-
6
7
8
9
10
11
12
13
-
-
35
14,62 5,83 5,00 4,38 3,89 3,50 3,18 2,92 2,69
35
-
36
15,02 6,00 5,14 4,50 4,00 3,60 3,27 3,00 2,77
36
-
37
15,43 6,17 5,29 4,63 4,11 3,70 3,36 3,08 2,85
37
-
38
15,80 6,33 5,43 4,75 4,22 3,80 3,45 3,17 2,92
38
64
38 special
15,87 6,33 5,43 4,75 4,22 3,80 3,45 3,17 2,92
38
-
38 - 4º
15,72 6,33 5,43 4,75 4,22 3,80 3,45 3,17 2,92
38
-
39
16,22 6,50 5,57 4,88 4,33 3,90 3,55 3,25 3,00
39
-
39 special
16,26 6,50 5,57 4,88 4,33 3,90 3,55 3,25 3,00
39
-
39 - 4º
16,12 6,50 5,57 4,88 4,33 3,90 3,55 3,25 3,00
39
-
40
16,60 6,67 5,71 5,00 4,44 4,00 3,64 3,33 3,08
40
-
- - - - - - - - -
-
pinhão ›
-
-
6
7
8
9
10
11
12
13
-
-
41
- - 5,86 5,13 4,56 4,10 3,73 3,42 3,15
41
-
42 - 2º
15,42 - 6,00 5,25 4,67 4,20 3,82 3,50 3,15
42
72
42 - 16º
15,38 - 6,00 5,25 4,67 4,20 3,82 3,50 3,23
42
-
43 - 2º
15,75 - 6,14 5,38 4,78 4,30 3,91 3,58 3,30
43
-
43 - 16º
15,70 - 6,14 5,38 4,78 4,30 3,91 3,58 3,30
43
-
44 - 2º
16,12 - 6,29 5,50 4,89 4,40 4,00 3,67 3,38
44
-
44 - 16º
16,05 - 6,29 5,50 4,89 4,40 4,00 3,67 3,38
44
-
-
- - - - - - - - -
-
pinhão ›
-
-
6
7
8
9
10
11
12
13
-
-
44
14,56 - 6,29 5,50 4,89 4,40 4,00 3,67 3,38
-
-
45
14,87 - 6,43 5,63 5,00 4,50 4,09 3,75 3,46
45
-
46
15,19 - 6,57 5,75 5,11 4,60 4,18 3,83 3,54
46
80
47
15,51 - 6,71 5,88 5,22 4,70 4,27 3,92 3,62
47
-
48
15,83 - 6,86 6,00 5,33 4,80 4,36 4,00 3,69
48
-
49
16,14 - 7,00 6,13 5,44 4,90 4,45 4,08 3,77
49
-
50
- - 7,14 6,25 5,56 5,00 4,55 4,17 3,85
50
-
51
- - 7,29 6,38 5,67 5,10 4,64 4,25 3,92
51
-
52
- - 7,43 6,50 5,78 5,20 4,73 4,33 4,00
52

1 - Para carros equipados com pneu .760 (19,3 mm)
2 - Fundo verde recomendado para carros equipados com motor 16D, pista média
3 - Fundo rosa recomendado para carros equipados com motor G12 ou G20, pista média
4 - A relação depende muito do jeito de tocar de cada piloto, da pista, do controle usado (resistência)
5 - Trata-se de uma recomendação básica
6 - A tabela indica o número de voltas que o pinhão dá para cada volta da coroa (pneu)

PNEUS - uma colaboração de Alexandre "Gordo" Ribeiro.
Temos uma grande variedade de tipos de pneus e estes vêm com suas definições em seus nomes: wonder, big hub wonder, big full hub wonder, drilled big hub wonder, drilled big full hub wonder, small full rub, supernatural,
professional, tuna, manta parma etc...,
O que significa cada nome destes tipos de pneus, qual a diferença entre
cada um quanto aos seus compostos e, em qual tipo de pista e condições
de pista devemos usar cada tipo?

Vamos dividir o assunto em 2 partes: cubos e tipos de borracha.
borracha, basicamente são 3 tipos: wonder, natural e as fedidas (piranha, tuna e etc...)
todas essas borrachas, têm durezas diferentes ou seja você vai precisar de uma ferramenta que se chama durômetro, que serve para medir a densidade (dureza) da borracha.
ex. corrida de Força Livre em Piracicaba (king): poderá ser usada borracha wonder de dureza entre 30 a 34 dependendo do acerto do carro (chassi e carroceria ).
ex. corrida de Parma na Octopus, poderá ser usado borracha tuna com dureza entre 18 a 22.
A borracha wonder é muito resistente e praticamente a única que suporta a potência do motor de Força Livre, mas serve para todas as categorias inclusive Parma.
A borracha natural, serve para todas as categorias, menos o FL, pois lhe falta resistência para agüentar a potência do motor, chegando a sair pedaços da borracha.
As borrachas Tuna e Piranha são as melhores para os Parma, pois normalmente são muito macias e tem uma grande aderência.
Os cubos são fabricados basicamente em 2 materiais: alumínio e magnésio sendo o magnésio o melhor mais leve e resistente.
Quanto às definições dos cubos, o diâmetro maior (big hub) é mais adequado para pista de alta velocidade normalmente com borrachas mais duras.
O cubo full hub, tem a característica básica aumentar a banda do pneu e a borracha fica com sustentação na sua extensão total; esse cubo é mais adequado para pistas mais travadas,que usam borrachas mais macias.
Ainda quanto ao cubo full hub, ele tem várias medidas, inclusive com diâmetro pequeno; tem também com diâmetro maior, porém, o mais importante é que a borracha vai ter sustentação em sua área total; esse cubo não tem o rebaixo para o pivô, que fica alojado por dentro da borracha mesmo, que tem um furo bem pequeno por onde passa a chave Allen.
Um exemplo prático está na troca de transmissão: uma coroa de 41 dentes vai precisar de um pneu com o diâmetro grande para suportar o diâmetro da coroa, o que prejudica a estabilidade do carro; usando uma transmissão de 10x37, pode-se aproveitar para usar pneus com 18 mm, baixos, que dão maior estabilidade ao carro.
Mas, o importante é a escolha correta do tipo de borracha que se vai usar.

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