Foi realizada uma prova extra de Turismo-DTM que viu a vitória de Hans Georg, com Cesar Bastos em segundo e Luis Armando em terceiro.
1ª bateria, cheia de Audis |
|
2ª bateria com Audi, Honda, Ford, Seat, etc |
|
Resultado final |
Luis Armando, Hans e Cesar |
O Campeonato de GT da CAR 2008 começou com sensacional vitória
do JC Borges, correndo com Ferrari; em segundo lugar um surpreendente Cesar
Rangel, com Corvette e, terceiro Gustavo, também de Corvette.
A segunda etapa viu novamente o domínio de César na qualificação,
seguido de Borges, mas problema com uma batida tiraram as chances de vitória
de Cesar que, ainda assim, terminou em 3º.
A 3ª etapa também foi muito disputada, tendo Célio vencido
a primeira bateria e também a corrida.
Vejam abaixo a revista da CAR que contém boas informações.
A 4ª etapa do campeonato da CAR foi disputada na pista Alemão
e viu nova vitória do Borges, que também fez a pole, com seu
companheiro de equipe, Célio, em segundo.
A 5ª etapa, também na pista Alemão, viu a vitória
do novato Paulinho, seguido de SR e Luiz Armando. Com isso terminou a hegemonia
da Equipe Borges Racing que, até então, vinha ganhando todas.
De se notar a disparidade entre as performances dos motores. A direção
da CAR prometeu resolver o problema e equalizar os motores.
A
6ª etapa, corrida na pista Bárbara, foi marcada pela igualdade
dos motores, bastando olhar-se os resultados, cuja diferença de voltas
foi mínima.
A Equipe SR quebrou a hegemonia da Borges Racing e das Ferraris, fazendo
1º e 2º lugares com seus Corvettes.
O corrida mostrou que 5gr de peso por vitória, elimina por completo
as chances de um piloto, caso do Borges que, com 15gr de 3 vitórias,
tinha um carro que nem andava. Talvez, um peso máximo de 10gr após
a 2ª vitória fossem o ideal para não prejudicar a performance
do carro.
Quando se calcula os descartes, o campeonato fica bastante embolado nas primeiras posições.
A 7ª etapa do certame foi marcado pelo equilíbrio entre os motores dos pilotos, com vitória de Paulo.
Os pilotos da CAR (cortesia J.Otolini) |
A oitava etapa do campeonato foi realizada na pista Alemão e marcada por disputa intensa com predomínio dos carros Ferrari da JC Borges: Borges e os carros que preparou, de Luis Ernesto e do Celio chegaram entre os primeiros. Luis Ernesto surpreendeu a todos com a obtenção da pole, numa tomada onde os tempos foram baixos. Outro detalhe da corrida foi o grande número de problemas com os carros da duas baterias, inclusive com os dois carros da Equipe SR, sendo que SR terminou a primeira fenda em primeiro, empatado com Borges, mas a quebra do suporte do eixo dianteiro tirou suas chances.
A corrida teve troféu especial em homenagem a Rodrigo Ottolini, falecido filho do nosso amigo Jorge Ottolini.
Fazendo uma previsão até agora com os descartes, temos entre os 8 primeiros:
Borges = 61; Cesar = 56; Paulinho = 54 ; Celio = 47; L. Armando = 39; SR = 38;Hans = 37; Luis Ernesto = 27.
Para a 9ª etapa, alinharam 10 carros , com Luis Ernesto fazendo a pole novamente com sua Ferrari Maranello da JC Borges.
A 1ª bateria foi vencida por Silva Ramos, com Paulo Alexandre, da Oficina do Autorama, em segundo, invertendo os resultados da bateria corrida no campeonato carioca. A segunda bateria viu a vitória de Borges, seguido de Cesar e Luis Ernesto. Borges lutou contra os adversários e a intensa chuva que caiu naquele dia.
A 10ª e última etapa viu a vitória da Equipe Borges, com Célio em 1º e Borges em 2º. O campeonato já estava decidido em parte com a Equipe JC Borges já campeã, assim como a Ferrari 550 Maranello. Restava apenas o individual que era disputado por Cesar e Borges. Como César teve problemas na corrida, bastou um segundo lugar para o veterano piloto ser campeão.
10ª etapa - os carros |
1ª bateria - Ernesto, SR, Richard, Raphael e Luciano |
2ª bateria-Borges, Armando, Junior, Cesar, Celio e Hans |
As Ferrari Maranello no pódio |
Resultado final |
O grande campeão José Carlos Borges |
9ª etapa |
1ª bateria |
Seus resultados |
2ª bateria |
Resultados dela |
Resultado final |
Borges, virtual campeão da CAR |
Cesar disputando até a última etapa |
SR chegou em 3º |
Pilotos | 1ª etapa | Pts | 2ª etapa | Pts | 3ª etapa | Pts | 4ª etapa | Pts | 5ª etapa | Pts | 6ª etapa | Pts | 7ª etapa | Pts | 8ª etapa | Pts | 9ª etapa | Pts | 10ª etapa | Pts | Desc | Pts |
J C Borges | 12 | 12 | 12 | 24 | 7 | 31 | 12+1 | 44 | 5 | 49 | 5 | 54 | 3 | 57 | 12 | 69 | 12 | 81 | 10 | 91 | 8 | 83Campeão |
Cesar Rangel | 10+1 | 11 | 8+1 | 20 | 8+1 | 29 | 6 | 35 | 7 | 42 | 12 | 54 | 8 | 62 | 1 | 63 | 10 | 73 | 2 | 75 | 3 | 72 Vice |
Célio Malheiros | 3 | 3 | 5 | 8 | 12 | 20 | 10 | 30 | 6 | 36 | 8 | 44 | 5 | 49 | 6 | 55 | 0 | 55 | 12+1 | 68 | 3 | 65 |
Paulo Araujo | 5 | 5 | 10 | 15 | 6 | 21 | 8 | 29 | 12+1 | 42 | 3 | 45 | 12 | 57 | 4 | 61 | 5 | 66 | 0 | 66 | 3 | 63 |
Hans | 4 | 4 | 7 | 11 | 4 | 15 | 4 | 19 | 4 | 23 | 6+1 | 30 | 7 | 37 | 8 | 45 | 6 | 51 | 8 | 59 | 8 | 51 |
Luiz Armando | 6 | 6 | 3 | 9 | 5 | 14 | 3 | 17 | 8 | 25 | 7 | 32 | 10 | 42 | 3 | 45 | 0 | 45 | 6 | 51 | 3 | 48 |
Silva Ramos | 7 | 7 | 0 | 7 | 0 | 7 | 0 | 7 | 10 | 17 | 10 | 27 | 6 | 33 | 5 | 38 | 8 | 46 | 0 | 46 | 0 | 46 |
Luiz Ernesto * | 2 | 2 | 4 | 6 | 3 | 9 | 5 | 14 | 0 | 14 | 0 | 14 | 4 | 18 | 10+1 | 29 | 7+1 | 37 | 5 | 42 | 0 | 42 |
Anibal Cabral * | 0 | 0 | 0 | 0 | 10 | 10 | 7 | 17 | 0 | 17 | 4 | 21 | 1 | 22 | 0 | 22 | 0 | 22 | 0 | 22 | 0 | 22 |
Del.Junior | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 | 3 | 2 | 5 | 7 | 12 | 2 | 14 | 7 | 21 | 0 | 21 |
Gustavo Menezes | 8 | 8 | 6 | 14 | 0 | 14 | 0 | 14 | 0 | 14 | 0 | 14 | 0 | 14 | 0 | 14 | 0 | 14 | 0 | 14 | 0 | 14 |
Jorge Ottolini | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 2 | 0 | 2 | 2 | 4 | 1 | 5 | 0 | 5 | 0 | 5 | 0 | 5 | 0 | 5 |
A.Rampini | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 2 | 2 | 4 | 0 | 4 | 0 | 4 |
Tabela campeonato por equipes
Equipe | 1ª etapa | Pts | 2ª etapa | Pts | 3ª etapa | Pts | 4ª etapa | Pts | 5ª etapa | Pts | 6ª etapa | Pts | 7ª etapa | Pts | 8ª etapa | Pts | 9ª etapa | Pts | 10ª etapa | Pts | Desc | Pts |
JCBorges Racing | 12 | 12 | 12 | 24 | 12 | 36 | 12+1 | 49 | 6 | 55 | 8 | 63 | 5 | 68 | 12 | 80 | 12 | 92 | 12+1 | 105 | - | 105 campeão |
Oficina Autorama | 4 | 4 | 10 | 14 | 6 | 20 | 8 | 28 | 12+1 | 41 | 6+1 | 48 | 12 | 60 | 8 | 68 | 6 | 74 | 8 | 82 | - | 82 Vice |
Silva Ramos | 7 | 7 | 8+1 | 16 | 8+1 | 25 | 6 | 31 | 10 | 41 | 12 | 53 | 8 | 61 | 5 | 66 | 10 | 76 | 2 | 78 | - | 78 |
BRT - Bill Racing | 6 | 6 | 3 | 9 | 10 | 19 | 7 | 26 | 8 | 34 | 7 | 41 | 10 | 51 | 3 | 54 | 0 | 54 | - | - | - | - |
WCR | 2 | 2 | 4 | 6 | 3 | 9 | 5 | 14 | 0- | 14 | 0 | 14 | 4 | 18 | 10+1 | 29 | 7+1 | 37 | - | - | - | - |
Top Slot | 8 | 8 | 6 | 14 | 0 | 14 | 0 | 14 | 0 | 14 | 0 | 14 | 0 | 14 | 0 | 14 | 0 | 14 | - | - | - | - |
MIMO Racing | 1 | 1 | 0 | 1 | 0 | 1 | 0 | 1 | 0 | 1 | 0 | 1 | 0 | 1 | 0 | 1 | 0 | 1 | - | - | - | - |
BRT - Ottolini | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 2 | 0 | 2 | 2 | 4 | 1 | 5 | 0 | 5 | 0 | 5 | - | - | - | - |
8ª etapa A primeira bateria |
Resultados da primeira |
A segunda bateria |
Resultados da segunda |
Resultado final |
Borges ladeado por Luis Ernesto e Hans |
7ª etapa 1ª bateria |
2ª bateria |
Resultados |
A pole foi
do Hans.
6ª etapa |
||
6ª etapa Fotos: 1ª bateria com Borges 2ª bateria com Hans Resultado final César recebendo seu troféu Os ganhadores |
5ª etapa A 1ª bateria |
A 2ª bateria |
O vencedor, favorecido por usar o melhor motor do dia |
4ª etapa A 1ª bateria |
Os resultados |
A premiação |
Revista CAR nº 1 |
Revista CAR nº 1 pág.2 |
Revista CAR nº 2 |
Revista CAR nº 2 pág 2 |
Revista CAR nº 3 |
Revista CAR nº 3 pág 2 |
Revista CAR nº 4 |
Revista CAR nº 4 pag 2 |
Revista CAR nº 06 |
3ª etapa A primeira bateria |
Segunda bateria |
Resultado final |
Obs - só é computado o melhor resultado da equipe na corrida
2ª etapa 1ª bateria |
2ª bateria |
Os carros da bateria principal |
César fez a pole |
Posições no campeonato (todos com 2
provas): |
O prêmio de Borges |
Cesar, agregado da Equipe SR, fez a pole, seguido de Borges e SR, e liderou
boa parte da corrida até ter problemas na branca; Borges, Cesar,
Gustavo e SR lutaram a corrida toda com diferenças de menos de 2
voltas ao final das fendas; dois problemas na dianteira da Corvette de SR
tiraram-lhe toda possibilidade de vitória.
1ª etapa Os carros com Cesar, Borges e SR na frente |
A 1ª bateria |
Resultados da 1ª bateria |
A 2ª bateria |
Resultados da 2ª bateria |
Resultado final |