Modelos de "automodelos" (1)


Passe o mouse na figura

 

Aqui você vai encontrar automodelos que são miniaturas de carros de verdade, tanto de passeio como de corridas.
Automodelismo de Fenda é isso: carros pequenos, nas escalas de 1/48 que são os carros de HO, de 1/32 que são os carros pequenos e 1/24 que são os carros de corrida.
Correspondem a serem 48, 32 ou 24 vezes menores do que o tamanho real; e mais, são feitos para andarem em circuitos especiais, denominados de "pistas com fendas" onde fica encaixada uma pequena guia que existe na frente dos pequenos modelos.

Aqui estão desde os carros mais antigos até modernos modelos altamente sofisticados, divididos nas suas escalas.
Diversos equipamentos também estão sendo mostrados, para que se veja a sofisticação que atinge os automodelos e o material para seu uso.
A página é grande mas tem muitas fotos interessantes, começando com carros da coleção do Hans.
Você vai ver todos os carros da coleção em www.miniaturasbrasil.com.br


Chevrolet Bel Air

Cox Cheetah

Aston Martin

Chaparral

Formula Jr

Corvette

Lola T 70 Mk 3

Ford GT40


Ferrari F-Junior

Fiat, da Estrela

Ferrari



Fittipaldi Porsche

O colecionador - Hans - tem uma quantidade incrível de carros antigos: Estrela, Cox, Monogram e outros, como se ve acima e ao lado..

Acho que nem a fábrica Estrela tem todos os modelos que o Hans possue em sua coleção
Nascar em escala HO
Os carros de HO também têm competições do tipo "dragster".
Esta é uma verdadeira réplica da Bugatti, em tamanho HO.
Este "modelito" é bastante conhecido dos brasileiros: Porsche Carrera 910
A Ferrari Dino era representada pelo carro da Cox com motor transverso e a carroceria era em plástico duro.
Desde os primórdios que John Cukras mostrou-se em dos mais importantes pilotos americanos e foram muitas as
vitórias com este carro 1/24 de motor transversal.
Estranho o carro da Revell, em 1/32, com as rodas dianteiras independentes e transmissão transversal. Não se tem notícia de sucesso deste carro.
Mike Steube também fez seu nome ao redor dos anos 1967/69 com seus carros especialmente construídos para competição, sendo o grande adversário do Cukras.
A Brinquedos Estrela tinha várias Fórmula que eram réplicas perfeitas dos carros de Fórmula 1 e o Copersucar era uma delas.
Ao lado estão demais réplicas com a Tyrrel, Lotus, MacLaren e Brabham.
Classe 100:era uma categoria exclusiva do Rio de Janeiro, em 1/32, com chassi rígido apenas com "plumber" no centro, criados pelo Maeda e usados na Hobby Sport e em outras pistas, com motor Estrela reenrolado com fios grossos de 26 a 29 o que lhes dava muito motor para pouca estabilidade. As carrocerias variavam de protótipo a F 1. Notem os dissipadores usados lateralmente para tentar evitar que o cabeçote derretesse, o que nem sempre se conseguia.
Carro Standard: aqui outro 1/32, com motor em linha e chassis com "flip flap" lateral e "plumber" no centro; carroceria de turismo, tipo Brasília, sendo carro usado nos anos 80; o motor é Mabuchi e observem os pneus feitos de pares colados em roda bem larga. Apesar do grande desgaste, estes eram os melhores pneus que haviam.
Os carros Standard em linha seguiam o mesmo conceito do Classe 100, com chassi rígido e o motor que, inicialmente era da Estrela, depois passou a ser da Parma. Esta carroceria era a Sigma, cujo desenho era do próprio Maeda.
Os chassis Standard seguiram a idéia geral e foi criada uma categoria usando os motores transversais. Eram carros bem mais rápidos e também usavam as mais diversas carrocerias. Na foto, uma BMW de turismo.

Continua no próximo seguimento de Modelos.

Retornar à página principal