º

Oficina do Autorama 2010

 

Começaram os campeonatos do 2º semestre na Oficina do Autorama.

DTM 1ª etapa

 

Nascar também teve a última etapa do campeonato do 1º semestre


A 1ª bateria

A 2ª bateria e, ao lado, Richard fazendo ajustes finais na pista

GT 5ª etapa:
Com as presenças de 21 pilotos, inclusive vários novatos, foi realizada a 5ª e ultima etapa do campeonato de GT da SCX, vencida pelo Gerard Louis, com Raphael em 2º e Luciano (qu ganhou a 1ª bateria) em 3º.
Como sempre, vários pilotos foram desclassificados, a maioria por motor acima dos 24000rpm.


Os carros com Gerard na pole

Ten Zi Li é incansável e ajuda todo mundo

A tomada de tempo

1ª bateria

1ª bateria

1ª bateria

2ª bateria

2ª bateria

2ª bateria

3ª bateria

3ª bateria

3ª bateria

Resultado final

Premiação ao Gerard

Premiação ao Raphael
Ao final da vistoria, as desclassificações!!!

 

GT 4ª etapa:

Piloto

Equipe

1ª etp

2ª etp

soma

3ª etp

soma

4ª etp

soma

Luciano

Predadores

12

8

20

14

34

14

48

Caio

A.Monteiro

9

8

17

1

18

6

24

Ottolini

Ottolini

0

12

12

8

20

-

20

L.Ernesto

JCBorges Jr.

10

5

15

Descl.

15

3

18

Paulinho

GAP GT

7

4

11

5

16

Desc.

16

Alex Brother

Two Brothers

0

10

10

4

14

-

14

Richard

Of.Autorama

3

2

5

8

13

0

13

L.Armando

BRT

1

Descl.

1

11

12

0

12

Antonio

-

-

-

-

-

11

11

Falcão

GTR

0

0

0

3

3

8

11

Ten Zi Li

Ten Slot Car

0

6

6

Descl.

6

2

8

Oswaldo

Oswaracing

0

0

0

0

0

7

7

César Bastos

SR Slot Car

6

0

6

0

6

0

6

J.C.Borges

JCBorges

0

0

0

6

6

Desc.

6

Del Júnior

JCBorges Jr.

5

Descl.

5

0

5

-

5

Raphael

Predadores Jr.

0

0

0

0

0

5

5

Hans Georg

Of.Autorama

4

0

4

0

4

-

4

Gerard

GTR

4

0

4

Descl.

4

Desc.

4

Otavio

-

-

-

-

-

4

4

S.R.

SR Slot Car

0

3

3

0

3

-

3

Eduardo

Edu Slot Car

0

0

0

2

2

-

2

Ronald

-

-

-

-

-

1

1

Equipe 1ª etp 2ª etp soma 3ª etp soma 4ª etp soma
Predadores Slot Cars 12 8 20 14 34 14 48
A.Monteiro Motorsport 9 8 17 1 18 6 24
Ottolini Motorsport 0 12 12 8 20 0 20
JCBorges Racing Júnior 10 5 15 0 15 3 18
GAP GT 7 4 11 5 16 0 16
GTR 4 0 4 3 7 8 15
Two Brothers 0 10 10 4 14 0 14
Oficina do Autorama 4 2 6 8 14 0 14
BRT 1 0 1 11 12 0 12
SR Slot Cars 6 3 9 0 9 0 9
Ten Slot Car 0 6 6 0 6 2 8
Oswaracing 0 0 0 0 0 7 7
JCBorges Racing 0 0 0 6 6 0 6
Predadores Júnior 0 0 0 0 0 5 5
Edu Slot Cars 0 0 0 2 2 0 2

 

NASCAR 4ª etapa
Luciano Godoi venceu também a 4ª etapa do campeonato de Nascar, seguido do novato Ronald e de Álvaro Falcão (o Rei do Clio).


Tomada de tempo

1ª bateria

2ª bateria

Box

Os Nascars


Resultado final

 

Com a saída do Clube dos Amigos de Réplicas - CAR da loja, a própria Oficina do Autorama resolveu continuar com o Campeonato da categoria e realizou a 3ª etapa de Turismo/DTM que contou com 18 pilotos largando em duas baterias de pista cheia.
Com muitos novatos a corrida foi bastante animada com todos se ajudando nos pequenos problemas que sempre surgem ao longo de uma corrida. A atuação dos novatos foi excelente e os novos troféus distribuídos são muito bonitos. Na foto os de turismo e os da corrida de Mosler.
O novo regulamento permitiu o uso de pinhões de 10 dentes e os carros se tornaram muito mais rápidos. Com isso os tempos baixaram bastante.


A mecânica do atual "mago" das réplicasa

Os carros que largaram

Pilotos da 1ª bateria

Pilotos da 2ª bateria

Tomada de tempo

Resultado final sem os desclassificados

Luis Ernesto, 0 1º

Delcides Jr, o 2º
º
Otavio, o 3ª
1 Luiz Ernesto
2 Del Jr
3 Tata
4 Falcão
5 Luciano
6 Borges
7 Célio
8 Raphael
9 Richard
10 Silva Ramos
11 Anderson
12 Enes
13 Antonio
14 Ten 
Desclassificados:
15 Alex    Motor
16 Ronald Motor
17 Gerard Motor
18 César  Bastos Motor



Cesar Bastos, da Eq. SR, venceu a etapa do campeonato de Nascar realizado na pista Alemão, da Oficina do Autorama. Mesmo fazendo o último tempo e correndo na primeira bateria, graças aos acertos de última hora feitos pelo preparador Ten Zi Li, Cesar ganhou a corrida.


Os carros que largaram

Pilotos da 1ª bateria

Pilotos da 2ª bateria
'
Resultado final

A euforia do vencedor

Teve gente escondida atrás da pista!

 

Calendário do campeonato de Nascar
Terceira etapa dia 29/05/2010
Quarta etapa dia 26/06/2010
Quinta etapa dia 30/07/2010
Sexta etapa dia 28/08/2010
Setima etapa dia 25/09/2010
Oitava etapa dia 30/10/2010
Nona etapa dia 27/11/2010
Decima etapa dia 11/12/2010


O ano de 2010 começou com as corridas da CAR e a Copa Clio nas pistas da Oficina do Autorama e a evidente aparência de doente grave apresentada pelo Hans.
O desfecho desse drama foi o seu falecimento na sexta-feira dia 2 de abril de 2010.
Conhecemos o Hans na época das corridas de arrancada no Autódromo do Rio, onde pilotava seu famoso VW TL da "Hans Hotcar" .
Depois, muitos anos depois, o reencontramos na FZero, pista de autorama do Raphael Franco, localizada no shopping Cittá America.
Ele contava histórias de que comprara uma pista e a estava montando e insistia para que fossemos vê-la, o que acabou acontecendo.
Lá estava um velho circuito, cheio de ondulações e defeitos, mas que passou a nos divertir muito. Muitas boas corridas de Parma foram realizadas naquelas difíceis fendas.
Mas, empreendedor, ele reformou a pista acrescentando muitos metros e criando um cicuito difícil, mas na minha opinião, espetacular. Algumas das melhores corridas de autorama aconteceram lá.
Esse maravilhoso circuito foi vendido e ele colocou uma Grid no lugar -
A partir daí ele começou a querer montar filiais de sua loja. Assim surgiram a pista do Shopping Guadalupe que não durou um mês e era a pista Grid que usava na sua loja principal até então.. Depois veio a pista colocada num Shopping na Barra da Tijuca que tambem teve vida curtíssima.
Após esses dois fracassos ele reformou a laje de sua casa e abriu um espaço maior para colocar duas pistas e surgiram o novo circuito Bárbara e a nova pista Alemão uma pista enorme.
Hans já tinha projetos de vender o circuito grande e colocar uma nova pista em seu lugar.
Eis, resumidamente, sua história no autorama.
Abaixo nossa homenagem ao velho piloto.


Hans, SR, Cesar, Armando e Borges em corrida em 2008

Ainda em 2008 em corrida de Nascar, ao lado da Bárbara, sua companheira .
Ao lado na vitória de SR em 2009

Premiando Pedro no DTM em 2009

Uma luta terrível com Borges, também em 2009

Vitória do "Alemão" no Nascar em 2009

Premiando o Gerard
À esq. o casal premiando Jorge Otolini

Aqui o Hans já abatido pela doença grave em janeiro de 2010, com a companheira fiel que nunca o deixou

 

 

Última etapa do campeonato de Nascar - Delcides fez a pole e chegou em segundao garantindo o bi-campeonato da categoria.

 

A penúltima etapa do campeonato de Nascar foi vencida por Delcides Jr. Dia 12/12 haverá a última etapa com entrega de prêmios.



Os carros que pariticparam dessa etapa.
Ao lado os pilotos de uma das baterias.
Ao final os resultados.

 

 

Campeonato de Nascar


À esq. pilotos da 1ª bateria; ao centro os carros da 2ª bateria e, acima, os resultados da corrida de Nascar.

Box

Box

Vencedores

Campeonato de protótipos

 


César Bastos fez a pole nessa etapa do campeonato de Nascar, mas Luis Armando foi o vencedor
Disse Cesar depois da corrida: "Comecei bem; fiz a pole quando quase ninguém esperava; apenas um novato que estava na pista quando testei, viu o meu carro e comentou que estava perfeito.
O Del fez o melhor tempo e depois o Luciano baixou o tempo do Del; no final entrei na pista e forcei um pouco mais e fiz a pole. Depois o meu carro saiu da pista e soltou o bloco do motor e o trem de rodas e tive que refazer o carro antes do início da corrida.
Fiquei muito feliz com a boa volta às corridas de Nascar, agora com os motores de até 30k ficou ainda melhor.
Na primeira bateria o Edson liderou durantes as duas primeiras fendas, mas depois Raphael, Hans e Gerard disputavam a primeira posição a cada segundo.
Foi uma bateria muito disputada e Gerard ficou na frente.
Na segunda bateria Luiz Armando saiu na frente e logo depois César sofreu uma avaria que precisou abrir o carro para acertar, perdeu quase uma fenda inteira, voltou para completar a bateria e disputar a 3ª posição com Delcides e Richards que também tiveram problemas como o carro. A sorte ficou com quem conseguiu se manter na pista sem ter sido acertado pelos outros.
Uma corrida muito emocionante e valeu pela minha pole!"


Aspectos de outra etapa da corrida de Nascar do campeonato interno da loja.

Endurance de Protótipos

Eis os resultados da corrida, os carros e o pessoal na pista


 


A esq. a 1ª bateria; ao centro a 2ª bateria; acima o resultado da corrida, 1ª etapa do novo campeonato de Nascar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5ª etapa:
Jorge Otolini surpreendeu e com uma tocada perfeita ganhou a 5ª etapa do campeonato de Nascar da Oficina do Autorama. Delcides Junior, da Eq. JC Borges Junior, que liderava o certame, andou com cuidado e fez o suficiente para garantir seu título.


Bateria 1 - pilotos

Bateria 2 - pilotos

Os vencedores da corrida: Otolini, Rafael e L.Armando

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Delcides Junior, Eq. JC Borges Junior - campeão; Hans Georg o vice e Luis Armando o 3º lugar

Endurance de Protótipos

Campeonato de Endurance de Protótipos.
Resultados da 1ª etapa.
1º - Eq. BRT - Luis Armando/Anibal
2º - Eq. Monza - Edson/Paulinho
3º - Eq. Oficina Autorama - Hans/Richard
4º - Eq. Predadores - Luciano/Rafael

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4ª etapa:
De acordo com Delcides Junior, a corrida foi marcada pelas queima de vários motores e grande diferença de performance de um motor para outro.
A pole foi de Delcides, com a tomada na pista roxa com o tempo de 5,29, mas vários carros bons estavam virando com dedo cravado 5,80.
A corrida começou com o pequeno Raphael saindo na frente e ficando na frente várias fendas, mas sua ansiedade o atrapalhou e cometeu alguns erros que lhe custaram a vitória e um lugar no pódium. Delcides na primeira fenda caiu para 6º lugar e começou uma corrida de recuperação terminando em 2º lugar a apenas uma volta de diferença do vencedor, Hans Georg.
" Acho que deve ter sido a presença de minha mãe e minha sobrinha que vieram de MG para prestigiar a corrida, mas mantive a mesma diferença de pontos no campeonato pois fiz a pole", comentou Delcides.
As reclamações quanto aos motores foram muitas, pois estavam muito diferentes e houve a queima de vários.
A 1ª bateria foi vencida por Caio seguidod e Luis Armando.


Hans e Bárbara, Delcides e sua mãe e os resultados da corrida



 

 

 

 

 

 

 

 

3ª etapa:
Para a terceira etapa alinharam onze carros com a pole sendo feita por Delcides Jr (Eq. JCBorges Jr), com 5.189, um ótimo tempo para Nascar.
Na primeira bateria correram cinco pilotos com a vitória de Richard (Eq. Oficina do Autorama), seguido de Cesar Bastos (Eq. SR).
A segunda bateria definiu a corrida com a vitória de Hans Georg (Eq. Oficina Autorama) seguido de Delcides Jr.
Foi notado que havia grande disparidade de potência de motores. Quem pegou um bom motor largou e chegou na frente; os demais ficaram assistindo.


Pilotos da 1ª bateria

2ª bateria

Carros que alinharam

Resultado final

Nascar da Eq. SR

Hans, Dlecides e Luis Armando

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


2ª etapa

Oito carros alinharam para a segunda etapa da competição de Nascar.
A tomada de tempo viu Delcides fazendo a pole com 5,46; Hans fazendo o 2º tempo com 5,48 e Luciano fazendo o 3º tempo com 5,52.
A 1ª bateria foi formada com Caio, Paulinho, Edson e Raphael, sendo vencida pelo Edson após um pega com o Paulinho, ambos se alternando na liderança. Por engano, Paulinho e Caio tiveram seus nomes invertidos, sendo Paulo Alexandre o segundao colocado.

A 2ª bateria foi formada com Delcides, Hans, Luciano e Richard, sendo vencida pelo Delcides, que como sempre no início comete erros e foi para o terceiro lugar, com Luciano e Hans se alternando nas primeiras posições, até que um acidente com o carro do Luciano fez com que ele perdesse a estabilidade, saindo muito; ele desistiu de ir até o final da bateria, ficando o duelo entre Hans e Delcides, que alternava com Hans com duas e uma volta de vantagem; quando o Hans chegou nas pistas amarela e laranja e cometeu erros, possibilitou ao Delcides tirar a diferença e terminar a prova com 5 voltas de vantagem.

O resultado final foi:
1º - Delcides - 249 vlts
2º - Hans - 244 vlts
3º - Richard - 234 vlts
4º - Edson - 226 vlts
5º - Caio - 223 vlts
6º - Raphael - 220 vlts
7º - Paulo - 186 vlts


Começou o campeonato de Nascar da loja com a corrida de inauguração do circuito Alemão, todo modificado.
Quinze carros alinharam para a tomada de tempo, com o piloto da casa, Richard - Eq. Of. Autorama - com seu Monte Carlo, sendo o primeiro a ir para a pista, fazendo a estréia oficial; todavia, o melhor tempo ficou com Delcides Junior - Eq. JC Borges Jr - com seu Dogde, fazendo 5.2543.
A primeira bateria foi liderada em boa parte por Pedro Silva - Eq. SR-P - com seu Ford Fusion, até seu motor estourar; depois da troca, ainda conseguiu ser segundo na bateria. A vitória ficou com o piloto estreante Edson, com Ford Fusion 2009.
A segunda bateria viu seguidas trocas de líderes e terminou com a vitória de Luis Armando, com Ford Fusion, seguido de Hans Georg - Eq. Of. Autorama - com seu Impala 2009 e de Delcides Junior, o pole. Todavia, como Hans havia sido penalizado com algumas voltas por problemas na gandulagem, caiu para o terceiro lugar.
Luis Armando, Borges e Pedro coreram com Ford Fusion; Edson com Fusion 2009; Delcides, Celio, SR, Raphael, Caio e Julio com Dodge; Hans e Paulinho com Impala 2009; Luciano e Richard com Monte Carlo .


Ao lado os amigos Pedro, Álvaro Falcão e SR.
Acima, a vistoria a cargo de Borges e Celio.

Os carros que alinharam misturaram os modelos 2008 e 2009.

A 1ª bateria

A 2ª bateria

Os resultados com lançamento da barra errada e antes da punição.

 


Testamos a nova pista da loja, andando na "branca"; o circuito é muito rápido e longo
A freada do fim da reta de volta e a freada do final da reta oposta podem decidir a corrida; quem frear bem naqueles dois pontos conseguirá abrir alguma vantagem pois os motores RX 42B são muito iguais.
A freada do fim da reta de volta, que conduz à oposta, fica embaixo da ponte, sendo totalmente "cega".
Tem ainda um reta de volta com uma quebrada no meio; alguns precisarão frear ali. De qualquer modo, chega-se muito depressa às freadas.


Testamos a pista nova da loja

A pista vista do fim do retão

A reta oposta e a de retorno com uma quebrada no meio; vai ser preciso frear?

Retornar à página principal