Oficina do Autorama 2010
Começaram os campeonatos do 2º semestre na Oficina do Autorama.
DTM 1ª etapa
Nascar também teve a última etapa do campeonato do 1º semestre
A 1ª bateria |
A 2ª bateria e, ao lado, Richard fazendo ajustes finais na pista |
GT 5ª etapa:
Com as presenças de 21 pilotos, inclusive vários novatos, foi realizada a 5ª e ultima etapa do campeonato de GT da SCX, vencida pelo Gerard Louis, com Raphael em 2º e Luciano (qu ganhou a 1ª bateria) em 3º.
Como sempre, vários pilotos foram desclassificados, a maioria por motor acima dos 24000rpm.
Os carros com Gerard na pole |
Ten Zi Li é incansável e ajuda todo mundo |
A tomada de tempo |
---|---|---|
1ª bateria |
1ª bateria |
1ª bateria |
2ª bateria |
2ª bateria |
2ª bateria |
3ª bateria |
3ª bateria |
3ª bateria |
Resultado final |
Premiação ao Gerard |
Premiação ao Raphael |
GT 4ª etapa:
|
|
---|
NASCAR 4ª etapa
Luciano Godoi venceu também a 4ª etapa do campeonato de Nascar, seguido do novato Ronald e de Álvaro Falcão (o Rei do Clio).
Tomada de tempo |
1ª bateria |
2ª bateria |
---|---|---|
Box |
Os Nascars |
|
Com a saída do Clube dos Amigos de Réplicas - CAR da loja, a própria Oficina do Autorama resolveu continuar com o Campeonato da categoria e realizou a 3ª etapa de Turismo/DTM que contou com 18 pilotos largando em duas baterias de pista cheia.
Com muitos novatos a corrida foi bastante animada com todos se ajudando nos pequenos problemas que sempre surgem ao longo de uma corrida. A atuação dos novatos foi excelente e os novos troféus distribuídos são muito bonitos. Na foto os de turismo e os da corrida de Mosler.
O novo regulamento permitiu o uso de pinhões de 10 dentes e os carros se tornaram muito mais rápidos. Com isso os tempos baixaram bastante.
A mecânica do atual "mago" das réplicasa |
Os carros que largaram |
Pilotos da 1ª bateria |
---|---|---|
Pilotos da 2ª bateria |
Tomada de tempo |
Resultado final sem os desclassificados |
Luis Ernesto, 0 1º |
Delcides Jr, o 2º |
º Otavio, o 3ª |
1 Luiz Ernesto 2 Del Jr 3 Tata 4 Falcão 5 Luciano 6 Borges 7 Célio 8 Raphael 9 Richard 10 Silva Ramos 11 Anderson 12 Enes 13 Antonio 14 Ten |
Desclassificados: 15 Alex Motor 16 Ronald Motor 17 Gerard Motor 18 César Bastos Motor |
---|
Cesar Bastos, da Eq. SR, venceu a etapa do campeonato de Nascar realizado na pista Alemão, da Oficina do Autorama. Mesmo fazendo o último tempo e correndo na primeira bateria, graças aos acertos de última hora feitos pelo preparador Ten Zi Li, Cesar ganhou a corrida.
Os carros que largaram |
Pilotos da 1ª bateria |
Pilotos da 2ª bateria |
---|---|---|
' Resultado final |
A euforia do vencedor |
Teve gente escondida atrás da pista! |
Calendário do campeonato de Nascar
Terceira etapa dia 29/05/2010
Quarta etapa dia 26/06/2010
Quinta etapa dia 30/07/2010
Sexta etapa dia 28/08/2010
Setima etapa dia 25/09/2010
Oitava etapa dia 30/10/2010
Nona etapa dia 27/11/2010
Decima etapa dia 11/12/2010
O ano de 2010 começou com as corridas da CAR e a Copa Clio nas pistas da Oficina do Autorama e a evidente aparência de doente grave apresentada pelo Hans.
O desfecho desse drama foi o seu falecimento na sexta-feira dia 2 de abril de 2010.
Conhecemos o Hans na época das corridas de arrancada no Autódromo do Rio, onde pilotava seu famoso VW TL da "Hans Hotcar" .
Depois, muitos anos depois, o reencontramos na FZero, pista de autorama do Raphael Franco, localizada no shopping Cittá America.
Ele contava histórias de que comprara uma pista e a estava montando e insistia para que fossemos vê-la, o que acabou acontecendo.
Lá estava um velho circuito, cheio de ondulações e defeitos, mas que passou a nos divertir muito. Muitas boas corridas de Parma foram realizadas naquelas difíceis fendas.
Mas, empreendedor, ele reformou a pista acrescentando muitos metros e criando um cicuito difícil, mas na minha opinião, espetacular. Algumas das melhores corridas de autorama aconteceram lá.
Esse maravilhoso circuito foi vendido e ele colocou uma Grid no lugar -
A partir daí ele começou a querer montar filiais de sua loja. Assim surgiram a pista do Shopping Guadalupe que não durou um mês e era a pista Grid que usava na sua loja principal até então.. Depois veio a pista colocada num Shopping na Barra da Tijuca que tambem teve vida curtíssima.
Após esses dois fracassos ele reformou a laje de sua casa e abriu um espaço maior para colocar duas pistas e surgiram o novo circuito Bárbara e a nova pista Alemão uma pista enorme.
Hans já tinha projetos de vender o circuito grande e colocar uma nova pista em seu lugar.
Eis, resumidamente, sua história no autorama.
Abaixo nossa homenagem ao velho piloto.
Hans, SR, Cesar, Armando e Borges em corrida em 2008 |
Ainda em 2008 em corrida de Nascar, ao lado da Bárbara, sua companheira . Ao lado na vitória de SR em 2009 |
|
---|---|---|
Premiando Pedro no DTM em 2009 |
Uma luta terrível com Borges, também em 2009 |
Vitória do "Alemão" no Nascar em 2009 |
Premiando o Gerard À esq. o casal premiando Jorge Otolini |
Aqui o Hans já abatido pela doença grave em janeiro de 2010, com a companheira fiel que nunca o deixou |
Última etapa do campeonato de Nascar - Delcides fez a pole e chegou em segundao garantindo o bi-campeonato da categoria.
A penúltima etapa do campeonato de Nascar foi vencida por Delcides Jr. Dia 12/12 haverá a última etapa com entrega de prêmios.
|
---|
Campeonato de Nascar
À esq. pilotos da 1ª bateria; ao centro os carros da 2ª bateria e, acima, os resultados da corrida de Nascar. |
||
---|---|---|
Box |
Box |
Vencedores |
Campeonato de protótipos
César Bastos fez a pole nessa etapa do campeonato de Nascar, mas Luis Armando foi o vencedor
Disse Cesar depois da corrida: "Comecei bem; fiz a pole quando quase ninguém esperava; apenas um novato que estava na pista quando testei, viu o meu carro e comentou que estava perfeito.
O Del fez o melhor tempo e depois o Luciano baixou o tempo do Del; no final entrei na pista e forcei um pouco mais e fiz a pole. Depois o meu carro saiu da pista e soltou o bloco do motor e o trem de rodas e tive que refazer o carro antes do início da corrida.
Fiquei muito feliz com a boa volta às corridas de Nascar, agora com os motores de até 30k ficou ainda melhor.
Na primeira bateria o Edson liderou durantes as duas primeiras fendas, mas depois Raphael, Hans e Gerard disputavam a primeira posição a cada segundo.
Foi uma bateria muito disputada e Gerard ficou na frente.
Na segunda bateria Luiz Armando saiu na frente e logo depois César sofreu uma avaria que precisou abrir o carro para acertar, perdeu quase uma fenda inteira, voltou para completar a bateria e disputar a 3ª posição com Delcides e Richards que também tiveram problemas como o carro. A sorte ficou com quem conseguiu se manter na pista sem ter sido acertado pelos outros.
Uma corrida muito emocionante e valeu pela minha pole!"
Aspectos de outra etapa da corrida de Nascar do campeonato interno da loja. |
---|
Endurance de Protótipos Eis os resultados da corrida, os carros e o pessoal na pista |
---|
A esq. a 1ª bateria; ao centro a 2ª bateria; acima o resultado da corrida, 1ª etapa do novo campeonato de Nascar. |
---|
5ª etapa:
Jorge Otolini surpreendeu e com uma tocada perfeita ganhou a 5ª etapa do campeonato de Nascar da Oficina do Autorama. Delcides Junior, da Eq. JC Borges Junior, que liderava o certame, andou com cuidado e fez o suficiente para garantir seu título.
Bateria 1 - pilotos |
Bateria 2 - pilotos |
Os vencedores da corrida: Otolini, Rafael e L.Armando |
Delcides Junior, Eq. JC Borges Junior - campeão; Hans Georg o vice e Luis Armando o 3º lugar
Campeonato de Endurance de Protótipos. Resultados da 1ª etapa. 1º - Eq. BRT - Luis Armando/Anibal 2º - Eq. Monza - Edson/Paulinho 3º - Eq. Oficina Autorama - Hans/Richard 4º - Eq. Predadores - Luciano/Rafael |
4ª etapa:
De acordo com Delcides Junior, a corrida foi marcada pelas queima de vários motores e grande diferença de performance de um motor para outro.
A pole foi de Delcides, com a tomada na pista roxa com o tempo de 5,29, mas vários carros bons estavam virando com dedo cravado 5,80.
A corrida começou com o pequeno Raphael saindo na frente e ficando na frente várias fendas, mas sua ansiedade o atrapalhou e cometeu alguns erros que lhe custaram a vitória e um lugar no pódium. Delcides na primeira fenda caiu para 6º lugar e começou uma corrida de recuperação terminando em 2º lugar a apenas uma volta de diferença do vencedor, Hans Georg.
"
Acho que deve ter sido a presença de minha mãe e minha sobrinha que vieram de MG para prestigiar a corrida, mas mantive a mesma diferença de pontos no campeonato pois fiz a pole", comentou Delcides.
As reclamações quanto aos motores foram muitas, pois estavam muito diferentes e houve a queima de vários.
A 1ª bateria foi vencida por Caio seguidod e Luis Armando.
Hans e Bárbara, Delcides e sua mãe e os resultados da corrida |
3ª etapa:
Para a terceira etapa alinharam onze carros com a pole sendo feita por Delcides Jr (Eq. JCBorges Jr), com 5.189, um ótimo tempo para Nascar.
Na primeira bateria correram cinco pilotos com a vitória de Richard (Eq. Oficina do Autorama), seguido de Cesar Bastos (Eq. SR).
A segunda bateria definiu a corrida com a vitória de Hans Georg (Eq. Oficina Autorama) seguido de Delcides Jr.
Foi notado que havia grande disparidade de potência de motores. Quem pegou um bom motor largou e chegou na frente; os demais ficaram assistindo.
Pilotos da 1ª bateria |
2ª bateria |
Carros que alinharam |
Resultado final |
Nascar da Eq. SR |
Hans, Dlecides e Luis Armando |
2ª etapa
Oito carros alinharam para a segunda etapa da competição de Nascar.
A tomada de tempo viu Delcides fazendo a pole com 5,46; Hans fazendo o 2º tempo com 5,48 e Luciano fazendo o 3º tempo com 5,52.
A 1ª bateria foi formada com Caio, Paulinho, Edson e Raphael, sendo vencida pelo Edson após um pega com o Paulinho, ambos se alternando na liderança. Por engano, Paulinho e Caio tiveram seus nomes invertidos, sendo Paulo Alexandre o segundao colocado.
A 2ª bateria foi formada com Delcides, Hans, Luciano e Richard, sendo vencida pelo Delcides, que como sempre no início comete erros e foi para o terceiro lugar, com Luciano e Hans se alternando nas primeiras posições, até que um acidente com o carro do Luciano fez com que ele perdesse a estabilidade, saindo muito; ele desistiu de ir até o final da bateria, ficando o duelo entre Hans e Delcides, que alternava com Hans com duas e uma volta de vantagem; quando o Hans chegou nas pistas amarela e laranja e cometeu erros, possibilitou ao Delcides tirar a diferença e terminar a prova com 5 voltas de vantagem.
O resultado final foi:
1º - Delcides - 249 vlts
2º -
Hans - 244 vlts
3º -
Richard - 234 vlts
4º -
Edson - 226 vlts
5º -
Caio - 223 vlts
6º -
Raphael - 220 vlts
7º - Paulo - 186
vlts
Começou o campeonato de Nascar da loja com a corrida de inauguração do circuito Alemão, todo modificado.
Quinze carros alinharam para a tomada de tempo, com o piloto da casa, Richard - Eq. Of. Autorama - com seu Monte Carlo, sendo o primeiro a ir para a pista, fazendo a estréia oficial; todavia, o melhor tempo ficou com Delcides Junior - Eq. JC Borges Jr - com seu Dogde, fazendo 5.2543.
A primeira bateria foi liderada em boa parte por Pedro Silva - Eq. SR-P - com seu Ford Fusion, até seu motor estourar; depois da troca, ainda conseguiu ser segundo na bateria. A vitória ficou com o piloto estreante Edson, com Ford Fusion 2009.
A segunda bateria viu seguidas trocas de líderes e terminou com a vitória de Luis Armando, com Ford Fusion, seguido de Hans Georg - Eq. Of. Autorama - com seu Impala 2009 e de Delcides Junior, o pole. Todavia, como Hans havia sido penalizado com algumas voltas por problemas na gandulagem, caiu para o terceiro lugar.
Luis Armando, Borges e Pedro coreram com Ford Fusion; Edson com Fusion 2009; Delcides, Celio, SR, Raphael, Caio e Julio com Dodge; Hans e Paulinho com Impala 2009; Luciano e Richard com Monte Carlo .
Ao lado os amigos Pedro, Álvaro Falcão e SR. Acima, a vistoria a cargo de Borges e Celio. |
Os carros que alinharam misturaram os modelos 2008 e 2009. |
|
A 1ª bateria |
A 2ª bateria |
Os resultados com lançamento da barra errada e antes da punição. |
Testamos a nova pista da loja, andando na "branca"; o circuito é muito rápido e longo
A freada do fim da reta de volta e a freada do final da reta oposta podem decidir a corrida; quem frear bem naqueles dois pontos conseguirá abrir alguma vantagem pois os motores RX 42B são muito iguais.
A freada do fim da reta de volta, que conduz à oposta, fica embaixo da ponte, sendo totalmente "cega".
Tem ainda um reta de volta com uma quebrada no meio; alguns precisarão frear ali. De qualquer modo, chega-se muito depressa às freadas.
Testamos a pista nova da loja |
A pista vista do fim do retão |
A reta oposta e a de retorno com uma quebrada no meio; vai ser preciso frear? |