O Campeonato Carioca de Réplicas de 2008, foi dividido em duas categorias: réplicas Originais SCX (GT e Turismo) e Open (carros preparados).
As provas foram realizadas na pista da Brothers Slot Car, em Jacarepaguá e o evento teve o apoio de diversas empresas responsáveis pela premiação aos vencedores, como se vê abaixo.
Tradicional fabricante de produtos automotivos. Prêmios: adesivos, camisas pólo, limpa-varetas, tulipas, bonés, etc www.bardahl.com.br |
Loja onde foi realizado o último Campeonato Brasileiro de Protótipos. Prêmios: adesivos, camisetas, rodas, etc bh_autorama_clube@yahoo.com.br |
Representante de carros de réplica e fabricante de peças para réplicas. Prêmios: jogos de rodas, rolos contato, eixos, buchas, pinhão, pneus, chave de rodas, etc. arcidiotrion@terra.com.br |
Tradicional Papelaria, na Rua Buenos Aires, do piloto Carlos Alberto. Prêmios: dvd, colas, canetas, marcadores, etc calmarques@openlink.com.br |
NOVIDADE SENSACIONAL Os pilotos que disputam o Campeonato Carioca de Réplicas têm mais um motivo de alegria: |
Prêmios aos campeões doados pela Espaço Fórmula: camisas da Copa Clio; camisas da Loja e 2 carros Scalextric: 1 Ferrari 330 P4 e 1 Jaguar |
Espaço Fórmula |
BH Autorama |
Bardahl |
Cid Trion |
REGULAMENTO | NOVA TABELA DE PESOS E MEDIDAS SCX |
A primeira corrida foi dia 30/08, e comparecem para os Originais, cerca de 14 pilotos.
Como era a primeira prova, a maioria dos pilotos chegou em cima da hora marcada e o trabalho de preparo sobrecarregou o Alex Brother, havendo um atraso na largada.
A definição de 23000 rpm como rotação máxima para os motores também trouxe muitas dificuldades pois os motores que largaram perto dessa rotação, ao final da corrida apresentaram rotações superiores, o que levou a desclassificações.
Mas, a grande diferença foi apenas no preparo dos carros, pois os motores se equivaliam; aqueles que ainda estavam um pouco mais lentos no início, ao final estavam iguais aos demais o que levou a grandes pegas.
Por exemplo, o Paulinho (Of. Autorama) largou com motor emprestado com 20600 rpm e, mais lento no início, ao final já rodava com 22600 rpm, o que levou o piloto estreanate a um excelente segundo lugar na bateria.
A medição final trouxe surpresas com Alex e Marcelo Brother, vencedores nas suas categorias - GT e Turismo- desclassificados pois os motores terminaram com muito mais de 23 000 rpm, o que foi uma surpresa para todo, não tendo havido qualquer má fé.
Os pilotos do dia foram Otávio e Oswaldo, cujas atuações lhes renderam prêmios nas duas categorias.
A premiação de ambas as provas foi excelente com brindes oferecidos pelas empresas patrocinadoras.
No Open a coisa foi sensacional, com os carros virando tempos incríveis para réplicas e a liderança trocou várias vezes de dono, com Otavio prevalecendo ao final. A surpresa foi o Alfonso que usou pneus de espuma e conseguiu acertar uma excelente Corvette, chegando em terceiro. A estréia do rapidíssimo Audi R8 do Marcelo Bros parecia auspiciosa, mas o chassi e carroceria sem ventilação interna levaram ao superaquecimento do motor.
Quem gosta de carros rápidos precisa ver as réplicas com motores de até 40000 rpm andando. O domínio das Corvettes foi total.
A segunda etapa foi marcada pelas Ferrari 360 Maranello enfrentando as Corvettes e também o ressurgimento dos Seat Cupra. Na primeira bateria, a vitória de Paulinho, com sua nova Corvette, seguido de SR, também de Corvette e, na segunda bateria, a vitória de Bernardo (outra Corvette), seguido de Alexandre, com a primeira Ferrari e de Otavio, de Cupra.Os carros com ímãs originais são muito difíceis de guiar é a opinião geral.
A 2ª etapa do Open teve duelo sensacional entre Oswaldo (Corvette) e Marcelo (Audi R8), os dois únicos sobreviventes da segunda bateria; na primeira o número de quebras também foi elevado; destaque para a Corvette do Alfonso que cravou 57 voltas na primeira fenda, mas uma pancada na fenda seguinte arrancou os ímãs e ele teve que parar.
Os carros estão com motores muito fortes e ou eles não aguentam o tranco ou os motores quebram. Quem usou motor mediano chegou ao final e a diferença no acerto dos carros foi a razão de fazer mais ou menos voltas.
Para a 3ª etapa alinharam doze carros no grid, com André Miragaya fazendo a pole com 3.574s, seguido de Alex e S.Ramos.
A primeira bateria viu a vitória de Otávio (Box-8 com Ferrari Maranello), seguido de Paulinho (Of. Autorama com Corvette) e de Jimmy com Corvette.
Na bateria seguinte a vitória ficou com Alex (Brother com Ferrari Maranello), seguido de Miragaya, também de Ferrari Maranello e de Oswaldo com a outra Ferrari da Equipe Box8. Marcelo Brothes venceu entre os carros de Turismo, seguido de Daniel, ambos com Mercedes.
O ganhador recebeu uma camisa da Bardahl, tulipa da Bardahl, pneus Competition da BH Autorama, mancais da Trion, alémd e adesivos diversos; os demais ganharam tulipa da Bardahl, limpa-vareta da Bardahl, adesivos diversos e outras pecinhas.
No Open, foram 8 carros disputando a corrida, com pole de Ten Zi Li, com NSR, fazendo 2.81, seguido de Marcelo, com Audi R8 e de Miragaya com Corvette.
A vitória foi construída na 1ª bateria com S.Ramos fazendo 438 voltas com sua Corvette preparada pelo Alfonso, seguido de Oswaldo, com a Corvette da Box 8 que ainda quebrou um motor ao longo da prova. A prova marcou a estréia do campeão Pedro Silva na categoria, com seu Audi R8 Pro da Equipe SR; para a 2ª bateria restou um festival de quebras, com a vitória de Alfonso com sua Corvette.
Com certeza o Open é uma categoria de futuro pois está permitindo muita criatividade por parte de pilotos e preparadores que não se cansam de achar soluções "mágicas" para os carros andarem mais e mais. Com a chegada de um NSR para a categoria, o pessoal do SCX vai melhorar ainda mais para poder acompanhar o veloz carrinho.
O vencedor recebeu camisa da BH Autorama, tulipa da Bardahl, limpa-vareta da Bardahl, pinhão da Trion, etc. Os demais ganharam tulipa da Bardahl, limpa-vareta da Bardahl, adesivos diversos, peças da SCX da Trion.
Para a 4ª etapa do campeonato, 14 carros alinharam no grid de originais,sendo 5 na categoria turismo. A pole foi de Alex Brother e a 1ª bateria foi vencida por Paulo Araujo e a 2ª bateria por Jimmy. A vitória, desta vez foi da Corvette, com outra Corvette em 3º, a do pequenino Bernardo. No Turismo a vitória foi de Marcelo Brother, com Marcelo Bruno em segundo.
Como a foto ilustra, aumentou muito o número de carros de Turismo e de Ferraris Maranello, embora a turma das Corvettes não desista, agora animada pela vitória.
Na categoria Open, a Corvette de Silva Ramos (preparada pelo Alfonso) mostrou-se muito rápida e fez a pole e ganhou a prova em que alinharam 7 carros. Aliás, o Alfonso está se mostrando um grande preparador de réplicas.
O piloto do dia foi Andre Miragaya que chegou em 2º entre os originais e 3º no open.
Nossos agradecimentos ao piloto Caio que forneceu calendários e canetas da empresa onde trabalha para serem entregues aos vencedores da corrida. Cabe a informação de que o piloto participou com um carro fora das especificações e por isso não pontuou.
A premiação fornecida pela Bardahl, BH Autorama, Trion e Papelaria Auditora, como sempre, foi muito disputada.
Para a última etapa estavam abertos os títulos nas duas categorias.
Doze pilotos alinharam entre os Originais, com os aspirantes ao título correndo juntos na 2ª bateria.
5ª etapa Dentre os seis pilotos da 1ª bateria, alinharam Corvettes, Ferraris, Cupra e as Mercedes da classe Turismo. |
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A vitória entre os GT ficou com Andre e a do Turismo com Marcelo. Ao lado os pilotos da 2ª bateria onde correram os melhores tempos. |
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Ferraris e Corvettes duelaram com a vitória de Alex e surpreendente 2º lugar para Vladimir. Bernardo fez a pole, mas mesmo chegando à frente de Jimmy, não conseguiu pontos suficientes para ser campeão, cujo título ficou com Jimmy. Alex Bros venceu a bateria e a etapa. |
Alex ganhou a 5ª etapa |
Vladimir foi um excelente 2º lugar |
Bernardo lutou para chegar em 3º |
Marcelo Bros venceu a 5ª etapa e o campeonato entre os carros de Turismo |
Bernardo foi vice-campeão |
Alex Bros, com a vitória ficou em 3º no campeonato |
(Equipe SR) Oswaldo e SR foram para a disputa do título com poucos pontos de diferença, mas os motores fornecidos pelo Ten Zi Li deram a vantagem ao Oswaldo. Não havia como a rápida Corvete do SR acompanhar os velozes carros do pessoal da 2ª bateria.
Dez carros largaram na categoria Open, na maioria Corvettes. A vitória na 1ª bateria foi de Silva Ramos, seguido de Miragaya. |
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Os carros da 2ª bateria usaram novos motores preparados pelo Ten Zi Li. Corvettes, Audi R8 e NSR correram nessa bateria cuja vitória foi de Marcelo Bros. |
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Os resultados finais e o pódio dos vencedores. 484 voltas é o novo récorde de voltas para a categoria. |
Oswaldo o campeão de Open |
S.Ramos vice-campeão |
Marcelo 3º colocado |
Otávio o 4º lugar |
Alfonso ficou com a 5ª colocação |
Tabela pontos pilotos dos Originais
Piloto | Carro | 1ª etapa | Pts | 2ª etapa | Pts | 3ª etapa | Pts | 4ª etapa | Pts | 5ª etapa | Pts | Pts |
Jimmy | Corvette | 323 | 12 | 328-8 | 20 | 323-7 | 27 | 364-12 | 39 | 348-9 | 48 | Campeão |
Bernardo | Corvette | 299 | 9 | 348-12 | 21 | 309-6 | 27 | 355-10 | 37 | 358-10+1 | 48 | Vice |
Alex Bros *** | Ferrari 550 | 340 | 1 D | 339-11+1 | 13 | 366-12 | 25 | 352-9+1 | 35 | 361-12 | 47 | 3º |
Otávio | Corvette/ S.Cupra |
318 | 11 | 337-10 | 21 | 350-10 | 31 | 349-8 | 39 | 339-7 | 46 | 4º |
Oswaldo | Ferrari 550 | 311 | 10 | 313-7 | 17 | 331-8 | 25 | 334-5 | 30 | 331-6 | 36 | 5º |
A.Miragaya * | S.Cupra | 0 | 0 | 307-5 | 5 | 362-11+1 | 17 | 359-11 | 28 | 345-8 | 36 | 6º |
Paulinho | Ferrari 360/Corvette | 279 | 7 | 335-9 | 16 | 339-9 | 25 | 348-7 | 32 | 0 | 32 | - |
SR | Corvette |
284 | 8 | 304-6 | 14 | 284-3 | 17 | 104-4 | 21 | 281-3 | 24 | - |
Vladimir | Corvette | 0 | 0 | 0 | 0 | 294-5 | 5 | 0 | 5 | 360-11 | 16 | - |
Caio | Corvette | 274 | 6 | 256-3 | 9 | 289-4 | 13 | 0 | 13 | 0 | 13 | - |
Thales | Seat Cupra | 263 | 5 | 0 | 5 | 0 | 5 | 0 | 5 | 274-2 | 7 | - |
C.Alberto | Corvette | 246 | 4 | 0 | 4 | 0 | 4 | 0 | 4 | 0 | 4 | - |
Cesar | Ferrari 360 | 229 | 3 | 146-2 | 5 | 0 | 5 | 0 | 5 | 291-4 | 9 | - |
Marc.Bruno | S.Cupra | 0 | 0 | 293-4 | 4 | 0 | 4 | 0 | 4 | 0 | 4 | - |
Tabela de pontos pilotos Réplicas Originais Turismo
Piloto | Carro | 1ª etapa | Pts | 2ª etapa | Pts | 3ª etapa | Pts | 4ª etapa | Pts | 5ª etapa | Pts | Pts |
Marcelo Bros** | Mercedes | 317 | 1 D | 344-12+1 | 14 | 314-12+1 | 27 | 309-12 | 39 | 311-12 | 51 | Campeão |
Isis | Astra | 247 | 12 | 237-11 | 21 | 0 | 21 | 285-10 | 31 | 0 | 31 | Vice |
Daniel | Mercedes | 219 | 11 | 0 | 11 | 223-10 | 21 | 246-9 | 30 | 0 | 30 | - |
Marcelo Bruno | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 299-11 | 11 | 256 | 11 | 22 |
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Tabela de pontos de Pilotos Open
Piloto | Carro | 1ª etapa | Pts | 2ª etapa | Pts | 3ª etapa | Pts | 4ª etapa | Pts | 5ª etapa | Pts | Pts |
Oswaldo* | Corvette | 401 | 11 | 416-12+1 | 24 | 369-11 | 35 | 409-11 | 46 | 459-11 | 57 | Campeão |
SR * | Corvette | 370 | 9 | 386-9 | 18 | 438-12 | 30 | 438-12+1 | 43 | 397-9 | 52 | Vice |
Marcelo B.* | Audi R8 | 333 | 6 | 399-10 | 16 | 255-6 | 22 | 286-6 | 28 | 484-12+1 | 41 | 3º |
Otávio | Corvette | 410 | 12 | 412-11 | 23 | 0 | 23 | 314-7 | 30 | 404-10 | 40 | 4º |
Alfonso | Corvette | 377 | 10 | 185-4 | 14 | 347-8 | 22 | 366-9 | 31 | 371-7 | 38 | 5º |
C.Alberto | Corvette |
369 | 8 | 189-5 | 13 | 0 | 13 | 318-8 | 21 | 246-4 | 25 | - |
A.Miragaya | Corvette | 0 | 0 | 0 | 0 | 277-7 | 7 | 385-10 | 17 | 396-8 | 25 | - |
Cesar | Corvette | 360 | 7 | 321-8 | 15 | 0 | 15 | 0 | 15 | 308-6 | 21 | - |
Alex B | Corvette/ Nascar | 310 | 5 | 129-3 | 8 | 355-9 | 17 | 0 | 17 | 0 | 17 | - |
Ten Zi Li * | S.Cupra | 0 | 0 | 226-6 | 6 | 42-5+1 | 12 | 0 | 12 | 124-3 | 15 | - |
Pedro Silva | Audi R8 Pro | 0 | 0 | 0 | 0 | 365-10 | 10 | 0 | 10 | 0 | 10 | - |
Thales | Seat Cupra | 301 | 4 | 0 | 4 | 0 | 4 | 0 | 4 | 262-5 | 9 | - |
Isis | Seat Cupra | 173 | 3 | 0 | 3 | 0 | 3 | 0 | 3 | 0 | 3 | - |
Marc.Bruno | S. Cupra | 0 | 0 | 260-7 | 7 | 0 | 7 | 0 | 7 | 0 | 7 | - |
Tabela de pontos de Equipes Réplicas Originais (Só conta o melhor resultado)
Equipe | Carro | 1ª etapa | 2ª etapa | Pts | 3ª etapa | Pts | 4ª etapa | Pts | 5ª etapa | Pts | Pts |
Brothers | Ferrari 550 | 10 | 11 | 21 | 12 | 32 | 11 | 43 | 12 | 55 | Campeã |
Motor Sport | Corvette | 12 | 8 | 20 | 7 | 27 | 12 | 39 | 9 | 48 | Vice |
MBR Race | Corvette | 9 | 12 | 21 | 6 | 27 | 10 | 37 | 10 | 47 | 3º |
Box 8 | Corvette | 11 | 10 | 21 | 10 | 31 | 8 | 39 | 7 | 46 | 4º |
Ofic.Autorama | Ferrai 360 | 7 | 9 | 16 | 9 | 25 | 7 | 32 | 0 | 32 | - |
SR | Corvette |
8 | 6 | 14 | 3 | 17 | 4 | 21 | 3 | 24 | - |
Autoramania | S.Cupra | 0 | 5 | 5 | 11 | 16 | 0 | 16 | 0 | 16 | - |
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Tabela de pontos de Equipes de Open
Equipe | Carro | 1ª etapa | 2ª etapa | Pts | 3ª etapa | Pts | 4ª etapa | Pts | 5ª etapa | Pts | Pts |
Box 8 | Corvette | 12 | 12 | 24 | 11 | 35 | 11 | 46 | 11 | 57 | Campeã |
Brothers | Corvette | 11 | 10 | 21 | 9 | 30 | 10 | 40 | 12 | 52 | Vice |
SR | Corvette | 9 | 9 | 18 | 12 | 30 | 12 | 42 | 9 | 51 | 3º |
Ten Imóveis | Cupra/NSR | 0 | 6 | 6 | 5 | 11 | 0 | 11 | 3 | 14 | - |
Autoramania | Corvette |
0 | 5 | 5 | 5 | 10 | 0 | 10 | 0 | 10 | - |
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Tabela de pontos de Carros Originais
Carro | 1ª etapa | 2ª etapa | Pts | 3ª etapa | Pts | 4ª etapa | Pts | 5ª etapa | Pts | Pts |
Ferrari 550 | 10 | 11 | 21 | 12 | 33 | 10 | 43 | 12 | 55 | Campeão |
Corvette | 12 | 12 | 24 | 9 | 33 | 12 | 45 | 10 | 55 | Vice |
Seat Cupra | 5 | 10 | 15 | 0 | 15 | 0 | 15 | 2 | 17 | - |
Ferrari 360 | 7 | 2 | 9 | 0 | 9 | 0 | 9 | 4 | 13 | - |
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Tabela de pontos de carros Open
Carro | 1ª etapa | 2ª etapa | Pts | 3ª etapa | Pts | 4ª etapa | Pts | 5ª etapa | Pts | Pts |
Corvette | 12 | 12 | 24 | 12 | 36 | 12 | 48 | 12 | 60 | Campeão |
Audi R8 Pró | 0 | 0 | 0 | 10 | 10 | 9 | 19 | 4 | 23 | Vice |
Audi R8 | 6 | 10 | 16 | 6 | 22 | 0 | 22 | 0 | 22 | - |
Seat Cupra | 4 | 7 | 11 | 0 | 11 | 10 | 21 | 0 | 21 | - |
- |
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4ª etapa - os prêmios para as réplicas originais |
Os carros da 1ª bateria |
Os pilotos da 1ª bateria |
Resultados da 1ª bateria |
Carros da 2ª bateria |
Pilotos da 2ª bateria |
Resultados da 2ª bateria |
Resultado final das réplicas originais |
Marcelo Brunno foi 2º na classe Turismo |
Jimmy o grande vencedor, recebe seu prêmio das mãos do Caio |
Andre foi 2º |
Bernardo em 3º |
4ª etapa Open - os prêmios |
Os carros altamente preparados |
Prontos para a largada |
Resultados do Open |
O bonito pódio |
C.Alberto (patrocinador) entregou os prêmios |
Oswaldo foi novamente 2º |
Andre faturou prêmios nas duas corridas |
Os líderes do campeonato largaram lado a lado |
3ª etapa Os prêmios aos ganhadores |
Tomada de tempo dos GT e Turismo |
A primeira bateria de GT |
Seus resultados |
Resultados finais no GT e Turismo |
O pódio dos ganhadores |
Ten premiou Alex e demais vencedores |
Miragaya foi 2º |
O pequenino Daniel foi 2º em Turismo |
A 1ª bateria de Open |
Os carros |
Resultados |
Resultados da 2ª bateria |
Podio da categoria Open |
Premiação do Open |
Alex premiou quem ganhou |
Oswaldo foi 2º |
Pedro Silva chegou em 3º |
Tabela de carros SCX originais
|
Tabela de carros classe Open
|
2ª etapa originais Os carros da 2ª etapa |
A 1ª bateria |
Os pilotos da 1ª bateria |
Os carros da 2ª bateria |
Pilotos |
Resultados |
Resultado final |
Pódio dos GT: Corvette, Ferrari e Cupra |
Pódio do Turismo |
O pequenino Bernardo, ganhador da etapa e líder do campeonato |
Marcelo Bros, premiado por Otavio, ganhou no Turismo |
Isis foi 2º na corrida, mas é líder no Turismo |
2ª etapa open Corvettes, Cupras e Audi R8 |
1ª bateria |
Vitória do Otávio |
2ª bateria |
Resultado da batalha entre Oswaldo e Marcelo |
Resultado final |
Pódio da categoria |
Oswaldo o grande vencedor do dia e líder do campeonato |
Otávio, 2º lugar, premiado por C.alberto, da Papelaria Auditora |
1ª etapa |
Os prêmios e os carros GT da 1ª etapa |
Os carros de turismo |
1ª bateria |
Seus pilotos |
Resultados |
2ª bateria |
Pilotos |
Resultados |
Prêmios do Open |
A incrível tomada de tempo |
Carros |
1ª bateria |
Resultados |
2ª bateria |
Resultados |
Resultado final |
Vencedores: Otávio, Oswaldo e Alfonso |
Detalhes da 1ª bateria | ||
Detalhes da 2ª bateria |
Tabela de pontos: 12 - 11 - 10 - 9 - 8 - 7 - 6 - 5 - 4 - 3 - 2 - 1 - 1 - 1 - 1 - 1 - 1 - 1