Mais um pouco de Autorama

By  J. A da Silva Ramos

Este livro está dvidido em 4 partes e retrata mais algumas coisas e informações que coletei mesmo depois que
parei de andar de autorama.

Coletâneas de e-mails da Braslot, que hoje são até engraçados e outras pequenas coisas e dados.

Muitas fotos para alegria do pessoal

Meus agradecimentos àqueles que colaboraram efetivamente com suas

próprias memórias em apoio a este Livro.

PARTE I

Neste segundo ensaio vou mostrar as coisas de forma diferente.

                                      Para começar, dividi o mesmo em algumas partes de forma a facilitar sua montagem bem como colocação de fotos.

                                      Coletei vários e-mails que dão uma idéia sobre os acontecimentos, como o início da Braslot, como as corridas ficaram e muito mais.

                                      Os e-mails vão desde o início da Braslot até a época da publicação deste ensaio.  Vocês vão ver a troca de idéias, de insultos, de bobagens, a lista sem conseguir atingir seus fins, a lista atingindo seus fins,etc. Enfim, a troca de mensagens dá uma boa idéia do ocorrido no mundo do Slotcar.

                                      Aproveitei para colocar fotos, antigas e novas e espero que todos apreciem a idéia.

                                      Não achem estranhos diversos erros de português ou palavras estranhas mas é como a "g all era" se expressa (ce=você; cove=couve; he.he.he=risadas,  etc).  Também não é estranho quando aparece abaixo de um e-mail, o escrito "mensagem original";  isso significa que o de cima é a resposta do de baixo.      

                                      Também não há esse negócio de parágrafo nem letra maiúscula no início.  Os textos foram mantidos tão íntegros quanto possível, inclusive os palavrões.Só corrigi os absurdos.

                                      Quem são os personagens principais deste Ensaio?

-          Pedro Silva - meu filho que é bastante conhecido no Slot Car como um dos mais rápidos pilotos da atualidade, com vários títulos locais e nacionais.

-          Clythio Buggenhault - piloto com mais de 20 anos de atividade, com títulos locais, nacionais e internacionais, inclusive tendo sido campeão do mundo; recentemente foi vice-campeão mundial na categoria escala; quando ele entrou para o autorama tivemos diversos desentendimentos por posições políticas diferentes mas acabamos no mesmo barco.  Criou a Braslot e tentou criar uma entidade nacional que não foi avante por desinteresse dos lojistas. É construtor de pistas para uso profissional.

-          Luis  "Gugu" Bernardino - antigo piloto paulista com muitos títulos locais, nacionais e internacionais; talvez o piloto brasileiro mais laureado e conhecido no exterior.  Por razões diversas, sempre teve a possibilidade de correr nos EUA e na Europa, tendo por isso muitos títulos internacionais. Sempre teve as melhores lojas em São Paulo, sendo a do Tatuapé, onde foi realizado o Mundial de 1995 - pela primeira vez no Brasil - a melhor e mais bem equipada que o País já teve.

-          Artur - piloto paulista mais dedicado à organização dos campeonatos de carros Asa, presidindo a Associação Paulista da modalidade - NPRA - Sua contribuição ao autorama talvez só venha a ser reconhecida no futuro mas, desde já, deixamos registrado que sem ele as competições de carros com asas não seriam tão profissionais.

-          Santiago Vicente Panyol - controvertido piloto e construtor paulista; o melhor fabricante de ferramentas para autorama em todo o Brasil. Seus chassis sempre foram da melhor qualidade, embora tivessem a fama de só andar com pista muito glubada.  A Equipe Silva Ramos usou seus carros por um período e venci o Pedro em uma prova de Grupo-0 na Lynx onde a pista estava muito glubada e o Pedro cortou tanto meus pneus que diziam que eu estava andando só com três rodas pois as duas traseiras não davam uma de tão cortadas que estavam. Pedro foi segundo colocado.

-          Carlos Augusto "HP" Penna - antigo piloto carioca, do mais alto nível técnico, depois que foi para a Lynx trabalhar como preparador, mostrou-se bastante técnico e preparou carros fantásticos.  Todavia conseguiu diversos inimigos pois só fazia bons carros para quem estava bem com ele.

-          Luis Carlos, Ivan e Topic  - pilotos novatos que se dedicaram à categoria Nascar. Eventualmente andaram de G 0. Não tiveram projeção nacional.

-          Álvaro Vanderlei - piloto niteroiense paraplégico, que carinhosamente apelidamos de "da cadeira"; sempre alegre e comunicativo, mostrou-se bastante competitivo em sua pista favorita da Autoramania. 

- Alguns outros pilotos paulistas também são bastante citados.

                                    Começamos com este a título de abertura.

De:  slotcarbrasil@u...
Data:  Seg Jan 11, 1999  4:33 am
Assunto:  [braslot] SlotCar Brasil

 

 SlotCar Brasil e a SANTIAGO ENGINEERING saúdam a todos os "Slotmaniacos". Esperamos que esta pequena semente da BRASLOT germine e consiga seguir o seu caminho em divulgar e ajudar a organizar o SlotCar do Brasil. Convidamos para que todos contribuam com idéias responsáveis, puxando a "sardinha" apenas para o crescimento do SlotCar no Brasil.
Santiago Vicente

Primeira fala de Pedro Silva.

De:  Zap <zap@i...>
Data:  Seg Jan 11, 1999  5:23 pm
Assunto:  [braslot] G-0

 

Ola pessoal, Pedro Silva debutando (no bom sentido, é claro..;) ) na lista...
Bem, lá vai o que eu acho sobre o grupo zero..
Acho que alem de tudo, uns dos problemas que levam um pouco a falta de competitividade, e a facilidade de tocar os carros.
A pistas estão cada vez mais rápidas e mais fáceis de tocar, os chassis cada vez melhores, e as bolhas...cada vez mais no chão..
Isso, pra mim, inibe bastante tanto os novos no esporte, tanto aqueles que não tem tanto dinheiro para investir. Eu acho que os carros têm que ter um
mínimo de dificuldade pra guiar, o que não acontece no Rio de Janeiro hoje em dia..
O Nascar e um sucesso...e difícil de guiar, esquisito, balança estranho, bate forte..e todo mundo gosta!
Agora imaginem o Nascar com uma bela bolha de protótipo; Quem ia ganhar as corridas?Aquele cara que investe um monte de dinheiro, ou então aquele
lojista que tem material a beca..imaginem só a felicidade do restante dos competidores..
Pra mim, o Zero, tinha que liberar caixa mura, rolamento apenas no motor, chassi de 0 ou 12 e mais nada. Acho que deveria ter peso mínimo, pneu
apenas vermelho ou azul (Limitar só o vermelho e um pouco ruim, um dia a pista está muito pesada, e só fulano ou ciclano tem pneu hard, bla bla
bla..tem que ter uma opção)
Fiação, apenas "normal", eixo "normal". Acho que seria interessante limitar a transmissão, apenas 9/39 ou 9/38, mas permitir qualquer tipo de coroa e
pinhão talvez fosse interessante..
Agora, a bolha..acho que devia ser escolhida um tipo de bolha que torne o carro mais difícil de guiar, temos que dar um jeito do piloto falar mais um
pouco mais alto, e não apenas o dinheiro e o mecânico.
Acho que e só!
Abraços,
Pedro Silva

Agora, Pedro Silva "comentando"  o que aconteceu com ele em uma corrida.
Date: Thu, 14 Jan 1999 06:37:42 -0200
To: braslot-rio@egroups.com
From: Zap <zap@infolink.com.br>
Subject: [braslot-rio] Corrida
Alo galera,
Achei muito boa e legal a primeira etapa oficial da GT1!
Devido ao sono e ao fato de estar meio emputecido de ter me fudido (he-he-he) não vou fazer comentários exceto a grande corrida de Ivan das cove a Topica da Silva.
1o: Ivan Jr
2o: Topic
3o: Crazy (ajudou a diminuir minha frustração, eu fiz o box, que derrota..)
Abraços!!!!!!
Ah, Ivan, ce andou de 9/38 ou 9/39?
Pedro Silva

Aqui o papo já é sobre a censura na lista de discussão, ainda com o Pedro.

Date: Thu, 14 Jan 1999 18:47:11 -0200
To: braslot@egroups.com
From: Zap <zap@infolink.com.br>
Subject: [braslot] Lista
Ola pessoal,
Eu realmente não podia deixar de expor o meu ponto de vista quanto à "censura" na Braslot...então, vamos lá.

Acesso a Internet desde que ela e experimental no Brasil..a uns 5 anos atrás, quando o rio de janeiro tinha um único provedor, e ainda por cima, governamental..

Todas as listas têm lixo, não tem jeito. O que acontece? Quando certas pessoas começam a falar coisas que não devem, usar termos que não devem ser usados, etc, são simplesmente ignoradas..são ossos do oficio..uma lista não pode ser moderada, porque senão, perde o sentido, as pessoas ficam sem se sentir a vontade, nunca se sabe o que esta acontecendo, etc..as coisas têm que ser claras..a lista passa a não ter serventia nenhuma..

Ninguém e obrigado a ler mensagem nenhuma..e só apagá-las...recebeu besteira, não gostou? Apaga, ue.

Moderar a lista, inibe a desenvoltura e o desenvolvimento da mesma.

Aprecio a atitude do meu amigo Felauto em modera-la, mas acho que não e por ai, o negocio e deixar rolar solto..a lista, e a internet, são um meio de comunicação sem limites..só que ao mesmo tempo em que não tem limites, não obrigados ninguém a nada..

Se eu não gosto de fulano..ponho ele na ignore list ou coisa parecida do programa de e-mail..simples..

Enfim, eu acho que existir um moderador, infelizmente só atrapalha..

Melhor que moderação, podem existir regras..coisas tipo não mandar correntes, não falar palavrão, sei lá..na primeira vez advertência, depois expulsa..assim vai funcionar melhor, garanto..

Abraços,
Pedro Silva

O assunto deste momento é o custo elevado para correr de Nascar, uma das melhores categorias e nas quais obtivemos muito sucesso.  

Date: Thu, 14 Jan 1999 23:34:03 -0200
To: braslot-rio@egroups.com
From: Zap <zap@infolink.com.br>
Subject: [braslot-rio] Re: Nascar as 4 feiras
E ai pessoal,
Bem, minha opinião sobre o Nascar as quartas, e que como o G0, a categoria ficou cara demais.

Talvez devêssemos procurar soluções para baratear o carro, pois hoje em dia para se ter um nascar competitivo, o desprendimento de dinheiro e muito  grande, coisa que estava acontecendo com o G0, que começou a ter apenas 8, 6 caras correndo, e o G12, que absolutamente quase ninguém corria, só eu e uns malucos.
Acho que derrepente uma das soluções seria um regulamento extremamente rígido no quesito motores e chassis, e eh claro, vistoria minuciosa nos 3 primeiros lugares toda prova.
A pista atual da Lynx favorece quem tem um pouco mais de motorização - o chassis esta em segundo plano pois os atuais estão sensacionais, HP e cia são florida -.
Então, como em qualquer categoria a qual o motor faz  diferença muito, muito significativa (quase sendo a única coisa importante) entre ganhar e perder, o orçamento para chegar nas cabeças fica caro.
Acho também que talvez fosse interessante encontramos idéias para RETROCEDER o carro, isso mesmo, deixa-lo difícil de guiar, difícil de acertar, etc.
Bem, e mais ou menos isso, nas próximas mensagens a gente desenvolve mais.
Abração a todos!
Pedro Silva

A conversa aqui gira em torno da fundação de uma União Brasileira de SlotCar, sonho do Clythio mas que não foi avante. Chegou a ter Diretoria e tudo o mais.
Date: Sat, 23 Jan 1999 03:05:45 -0200
Subject: [braslot]
Reunião na RedFox
Por motivos de feriado em São Paulo no dia 25 e outros detalhes técnicos, a reunião para fundação da União Brasileira de SlotCar será no dia 29 de Janeiro, sexta-feira, a partir das 20:00.
Contamos com a presença de todos que puderem para participar deste momento histórico no Slot nacional.
Clythio.

Surge mais um site.

De:  xninja@n...
Data:  Seg Jan 25, 1999  4:24 pm
Assunto:  [braslot] SlotCarWorld

 


estou mandando este mail pra anunciar a nova pagina de autorama:
Slot Car World
http://slotcarworld.cjb.net

Ainda o sonho do Clythio.

De:  clythio@o...
Data:  Qui Jan 28, 1999  2:19 am
Assunto:  [braslot] Fundação da Braslot

 

Em função de esclarecimentos legais obtidos nesta quarta-feira, gostaria de sugerir o adiamento da assembléia de fundação da União Brasileira de Slotcar para a sexta-feira da próxima semana, dia 5 de fevereiro. Desta forma, haverá tempo para tomar as providências formais necessárias à posterior legalização e registro da instituição. Além disso, gostaria de ouvir as sugestões da lista sobre quais devem ser as atribuições, objetivos e obrigações de uma organização como essa. A idéia original é que seja uma associação de pessoas físicas, que podem ser só pilotos, ou representantes de lojas, fábricas ou distribuidores. A proposta é que todos possam livremente se associar, sem pagamento de taxas anuais ou mensais, e que todos tenham direito à palavra. Haveria um único órgão decisório, um Conselho Deliberativo, formado por pessoas de notória importância no meio, em qualquer dos ramos de atuação listados acima. Caberia a este Conselho nomear Comissões para tarefas específicas, elaborar regulamentos, divulgar e registrar resultados, etc..., e supervisionar a organização dos Campeonatos Brasileiros. Não será objetivo da Braslot organizar campeonatos. Isso continuará, como até agora, com os responsáveis escolhidos para isso, donos de loja, etc... Se houverem despesas com o registro, manutenção eventual de um site ou boletim de divulgação, etc..., tais despesas seriam rateadas entre os componentes do Conselho, por ser despesa de pequena monta e por serem eles os principais interessados em promover e estimular o slot. Expostas estas primeiras linhas mestras, aguardo colaborações de todos para fazermos o melhor possível. Note-se que não importa muito quem será o Presidente deste Conselho, uma vez que o seu voto será apenas mais um, e na verdade ele só terá mais trabalho do que os outros... Lembrem-se que na lista Braslot a função "reply"  "responder" vai enviar sua mensagem apenas para o autor da mensagem original. Se quiser que todos leiam sua opinião, mande a mensagem para a própria lista, através da página da lista ou para o endereço braslot@egroups.com. Abraços a todos, Clythio.

Comentário lúcido sobre a função da lista.

De:  João Guimarães <guima@m...>
Data:  Sáb Fev 13, 1999  9:13 am
Assunto:  [braslot] Re: RES: Re:a quem possa interessar

 

  Clythio van Buggenhout escreveu:

 Parabéns pela postura correta, mas não é necessário proibir mensagens de impressões como esta tua na lista.E nada há de errado em gostar mais deste ou daquele, e se não quisermos opiniões pessoais na lista, é melhor fechá-la.O problema é que todos já estão vendo fantasmas em todos os lugares, e para muitos, a mensagem do Fabiano poderia parecer uma propaganda armada de determinada marca, tipo "eu te pergunto e você elogia...".Precisamos apenas manter o nível da conversa no mínimo como nesta tua mensagem, apesar das alfinetadas...O nome de quem perguntou pelo desempenho do chassi é Fabiano Dupke, mas nada mais sabemos sobre ele.
O Fabiano é um cara legal e que jamais pensou em criar fofoca ou historinha sobre coisa alguma. Ele só fez a pergunta porque ele é um piloto de ponta aqui em Porto Alegre e usa o chassi citado e como aqui no sul ainda não testamos as "novidades" de 1999, nada mais natural que um piloto que sempre disputa a vitória queira saber sobre os testes de um material A ou B. Se alguém já tiver testado os chassis novos, favor me enviar um e-mail comentando os resultados.

Guima <dudu@cpovo.net> ou <guima@myway.com.br>

Manifestação da Dulac, de Porto Alegre.

De:  "João Guimarães" <dudu@c...>
Data:  Qui Fev 4, 1999  11:38 pm
Assunto:  [braslot] Grupo 0

 

Sobre o gr-0:
 Aqui em Porto Alegre, o gr-0 é talvez o mais liberado de todo país.
 É permitido:
 1 - Rolamento no eixo traseiro
2 - Chassis de gr-12
3 - bolha gr-12
4 - setup Mura com induzido Proslot
5 - uso de rabicho
6 - pneu livre 

 Com isto nossa categoria ficou realmente mais cara, porém, muito mais rápida. Na última corrida a pole ficou em 2.995s, um excelente tempo, mas em contrapartida na penúltima havia 3 carros que faziam um tempo superior a 3.800s, e essa diferença absurda de tempo  torna a corrida tumultuada e desparelha, além de desmotivar os novatos.
 Quanto à limitação, sou contra, pois aqui o gr-12 não tem grid, o gr-20 está morrendo, euro nunca existiu... Portanto nossa única "alegria" é acelerar forte de gr-0.
 Porém acho que a nível nacional, quanto mais parelho e baratos forem os motores, melhor para o slot brasileiro.
 Guima

 Porto Alegre - RS

Os primeiros inscritos.

De:  "Clythio van Buggenhout" <clythio@o...>
Data:  Qui Fev 18, 1999  2:51 pm
Assunto:  [braslot] REGULAMENTO DA LISTA - 1

 

Bem, agora que já ultrapassamos o número de 50 inscritos na lista, (e que
praticamente não se pronunciam!!), creio ser a hora de discutirmos as
condições de uso da lista, que está crescendo a uma média de 2 novos
integrantes por dia!!!

Ivan com matéria técnica.

De:  Ivan Junior <ivanjr@o...>
Data:  Dom Fev 21, 1999  12:02 am
Assunto:  [braslot] Regulamentação das Categorias

 

Gostaria de expressar a minha opinião sobre o tema da regulamentação das categorias.

Concordo com o que o Gustavo falou no seu e-mail. Eu corro apenas na categoria Nascar e acho
que um dos pontos fortes da categoria está na sua rigidez de regulamento. No início de 1998, os
motores Trinity sem avanço de caixa dominavam todos os grids. Por volta de junho/julho
começamos a usar as caixas com avanço. Por volta de outubro /novembro começamos a usar os
induzidos Proslot no lugar dos Trinetos/Fast Ones também com bons resultados. Hoje este
induzido é o padrão de fato da categoria, conforme ficou provado por ocasião do Campeonato
Carioca 1999. Entretanto, o que caracteriza o Nascar não é o Alto custo da preparação de um
carro, mas sim o nível de preparação do conjunto. No carioca atestamos que não basta um motor
altamente preparado e potente sem um chassi bem preparado. Todos os chassis vêm iguais de
fábrica, mas cabe a cada um decidir quanto aos ajustes e reforços que este sofrerá. No Nascar
vale qualquer pneu, desde que preto. Temos vários tipos de pneus fabricados pela Alpha, PSE,
JK, etc mas todos com o preço bem parecido. A preparação dos motores também não é cara. Um
outro fator interessante é que por não permitir preparação excessiva no motor, mesmo um
corredor não muito veterano pode tentar a sua sorte preparando o seu próprio motor, desde que
tenha as ferramentas necessárias (Torno para Passe, Ferramentas diamantadas, etc). Tudo isto
torna a categoria bastante disputada aqui no Rio de Janeiro. Basta ver que durante todo o ano de
1998 nos campeonatos da Lynx as quartas-feiras nunca tivemos menos de duas baterias de Nascar
alinhadas, e raramente um mesmo competidor venceu duas corridas seguidas.

Acredito que as outras categorias podem chegar a um patamar acessível aos iniciantes e atrativo
também aos veteranos.

Vamos torcer para isto.
 Um abraço
 Ivan Almeida Jr
                                                           http://home.openlink.com.br/ivanjr

Borges é um dos mais antigos pilotos do Rio.

De:  jcborges@i...
Data:  Qui Mar 25, 1999  1:59 am
Assunto:  [braslot] Roda dianteira.

 


Um grande abraço a todos do automodelismo de fenda .
Parabenizo a todos que concorrem p/ difundir este hobby e melhorar
o desenvolvimento do carro.
Caro Santiago, esta história da roda dianteira, acho melhor criar
uma categoria trazendo a aparência do carro mais próximo da realidade,
c/ rodas no tamanho proporcional , sem aquele elástico na frente .
Isso iria prejudicar o rendimento e talvez não fosse bom p/ novatos.
De minha parte tudo é festa, desde que todos na corrida estejam na
na mesma condição, vou andar da mesma forma .
Um grande abraço !
Borges.



<36f86b72.735f81c-@o...> wrote:
Original Article: http://www.egroups.com/list/braslot/?start=237
> Senhores,
> Acho a idéia bastante interessante. Os Slot parecerão mais
> reais. Apenas como complementação, acho que a confecção do Chassi
> deveria contemplar rodas dianteiras, mesmo que sem contato com a pista.
> Como exemplo, cito o chassi LYNX SPIDER Ano 98, que permite tal
> característica. Vai ficar ainda mais parecido com um carro de verdade.
> > Abraço a todos
> Ivan Almeida
> http://home.openlink.com.br/ivanjr
>
> "Santiago Vicente\" wrote:
>  > Amigos do SlotCar Gostaria de propor que toda semana houvesse uma
> > pauta de discussão sobre algum assunto pertinente ao SlotCar Como
> > assunto inicial gostaria de saber a opinião dos seus integrantes a
> > respeito de uma alteração de carroceria para a categoria de G-0 . A
> > alteração seria para que a carroceria fosse mais atraente aos olhos
> > dos seus participantes , (que teoricamente são iniciantes) a
> > carroceria seria ao estilo da Mercedes CLK de uma determinada marca. A
> > carroceria teria que adotar os mesmos princípios de "parecer com um
> > carro" e já seria adotado para o ano 2000 (ou seja, ano que vem) .
> > Aprovando-se isto de imediato , todas as marcas de carrocerias
> > poderiam desenvolver com bastante tempo suas carrocerias, e as marcas
> > de chassis desenvolver chassis compatíveis com elas e os pilotos
> > habituarem-se a elas. Mas, não podemos esquecer de colocar regras
> > para estas carrocerias, para que elas sejam parelhas (de todas as
> > marcas) e que preservem suas características de ter "cara de
> > carro". Para quem não conhece a carroceria, ela é uma cópia bastante
> > fiel da Mercedes CLK de competição de verdade , tendo detalhes
> > impressionantemente parecidos com a de tamanho natural, comercialmente
> > existem já duas marcas de carrocerias fazendo modelos parecidos, e
> > todas as marcas tem competência de sobra para fazer modelos
> > excelentes. Estou no aguardo de respostas e de opiniões de todos os
> > participantes da lista (se possível).Você que nunca se manifestou fale
> > um concordo ou não, todos ganham com sua opinião, inclusive
> > você. Abraços    Santiago Vicente

Uma Escola de Autorama.

De:  lehnemann@o...
Data:  Qua Mar 31, 1999  10:04 am
Assunto:  [braslot] Escola de autorama.

 

Caros amigos da Braslot, como vão??
Antes de tudo, quero agradecer a todos que me enviaram mensagens sobre as
publicações relacionadas ao autorama.
Hoje, estava navegando na Internet, quando descobri um artigo sobre uma "Escola
de Autorama".
No endereço abaixo, os amigos encontraram fotos da mesma; confiram:
http://www.slotside.com/page/school.html
Um grande abraço a todos,
Rodrigo

Portugal também tem Autorama.

De:  ptorck@i... (Paulo Torck)
Data:  Ter Abr 13, 1999  11:05 am
Assunto:  [braslot] Cumprimentos de Portugal

 


Olá Amigos da Braslot
Em primeiro lugar, quero louvar esta iniciativa sob a forma de fórum de discussão em prol do desenvolvimento do automodelismo de fenda.
Em segundo lugar, quero me apresentar e contar um pouco da história do slot
car aqui em Portugal.
O meu nome é Paulo Torck, tenho 36 anos, sou brasileiro de São Paulo, publicitário e vivo em Portugal há quase 10 anos. A minha vida com os
carrinhos de slot começou como a de muitos colegas, durante a infância através de uma pista da Estrela.
No final dos anos 70 conheci as primeiras pistas comerciais de slot em Los Angeles. Quando regressei ao Brasil não tive dificuldade para encontrar em
São Paulo este tipo de pista. Estava ansioso para levar os meus velhos e infortunados carrinhos fórmula-1 da Estrela e as minhas aquisições
americanas da Cox e da Champion. Claro que não demorou muito e já estava a pilotar os primeiros wing-cars.
Nesta altura freqüentava algumas pistas próximas da minha casa como a Sebring, a Parolu e a Monza. Também havia uma enorme no Ibirapuera junto à
arquibancada dos aeromodelos, gerida por um carismático anão corcunda, e que se não estou enganado pertencia à prefeitura (e talvez por isso estivesse
sempre em péssimas condições… estou a falar da pista, é claro!)
Nestes anos, pouco ou nada se falava sobre campeonatos nacionais e mesmo regionais. Só participava das corridas promovidas na pista do Paulo e do Sr.
Arlei, a Parolu, onde durante os anos que participei, se me permitem a falta de modéstia, ganhei algumas taças e troféus.
No final dos anos 80, antes que pudesse voar mais alto no cenário nacional, vim para Portugal a trabalho. Logo que cheguei procurei por sinais de vida
no mundo do slot e a notícia não poderia ser pior: o slot estava extinto desde os finais dos anos 70. O que era pior: haviam pistas fabulosas, com
cerca de 80 metros de circuito, em espaços super agradáveis equipados com restaurante, máquinas de refrigerantes, pinball, etc.
Frustrado, pensei em juntar alguns amigos e montar uma pista de plástico tamanho família. Foi quando tive a (espero não me arrepender) idéia de unir
o útil ao agradável. Por que não fazer voltar o slot e ainda lucrar?
Mergulhei numa fase de pesquisa. Resultados: Não havia em Portugal ou Espanha pistas velhas que valessem a pena comprar e restaurar. Não havia um
carpinteiro com capacidade para construir uma pista que não cobrasse valores indecentes.
Sabendo que o mercado português é muito exigente, uma solução barata não seria a mais aconselhável. Só restava a opção de mandar vir uma pista de
fora. Não uma pista qualquer, e sim a melhor pista que se poderia comprar.
Feito o estudo de viabilidade econômica, eu e outro sócio partimos para a aventura (e que aventura!) de trazer do Canadá uma King feita pelo Steve
Ogilvie. Arranjamos um espaço dentro de um kartódromo indoor e fundamos em Agosto do ano passado o Cascais Slot Car, que os amigos da Braslot (e não
só) podem visitar no nosso site:
www.cascaisslotcar.pt
Espero que a partir de agora possamos cultivar uma forte amizade entre os praticantes deste desporto nos dois países. Posso dizer, por experiência
própria, que os portugueses reconhecem o papel de relevo que o Brasil desempenha no panorama do slot a nível mundial.
Também é verdade que os portugueses, embora privados de pistas comerciais durante tantos anos, nunca permitiram que o slot morresse em Portugal.
Graças a isso já havia, desde o dia que inauguramos, um grupo de elite do mais alto nível a praticar o slot.
Seria uma grande satisfação ver os meus colegas do Brasil a participar em provas internacionais aqui em Portugal, tanto quanto poder levar os meus
colegas de Portugal ao Brasil para este mesmo fim.
Com as minhas melhores saudações,
Paulo Torck

Um novo repórter...

De:  "Luiz F Dresler" <maison@m...>
Data:  Sáb Mai 8, 1999  7:57 pm
Assunto:  [braslot] CAMPEONATO DE G 0 "URGENTE"

 

"REPÓRTER ESSO INFORMA"
Foi um grande sucesso a 1º etapa do campeonato paulista de Grupo 0.
32 pilotos inscritos e um monte de gente que não se via por ai correndo e
preparando carro.
Gostaria por meio deste parabenizar a Red Fox e organização da prova que
ficou a cargo do Jorge e Santiago, pelo excelente trabalho realizado hoje.
Com relação a Red Fox a pista estava em ótimas condições (como sempre),
ao Jorge pela organização e horários que foram respeitados e ao Santiago
que como diretor de prova, foi muito correto, só faltando às vezes um
pouquinho mais de atenção nas fendas, mas acho que uma nota 8.5 é uma boa
nota.
Tomada de tempo: Parabéns a Carla Felauto pelo novo recorde da pista: 3.04
"fumo na homarada", pela equipe Siverstone em 2º ficou o Luffe ( Monza ) e
em 3º Edu ( Monza ).
Bem vamos as corridas: Tivemos 04 finais de 08 pilotos divididos em A, B, C
e D.
Na primeira final este que escreve cometeu uma grande gafe e foi almoçar
e só viu o final da corrida com vitória do Claudinho PM da Parolu.
Final C : Petrônio (Parolu) liderou as duas primeiras fendas, com uma
carro muito bom, e o Edu (Monza) na sua cola o tempo todo, o Bronca
"filho do Zanini" vinha em uma recuperação muito boa, da quinta fenda em
diante nem Petrônio nem Edu conseguiam mais andar e Bronca e Pica Pau (
Detroit ) passaram a liderar a corrida ,com uma vitória fantástica do Bronca
com 408 voltas e o Pica Pau ficou em 2º.
Final B: O Luffe ( Monza ), liderou as duas primeiras fendas com o Bruno(
Pró Parts )apenas a uma volta, na terceira e quarta fenda o Luffe ficou
nervosinho e tomou um fumo daqueles da pista e foi para 5º com o Emerson (
BSC ) em 2º, ao final da corrida tivemos o Bruno com uma grande vitória com
412 ( eu acho ) voltas, Luffe em segundo com 404 e o Luiz ( Pró Parts ) em
3º com 403 com uma corrida de recuperação muito boa.
Final A: A bruxa estava solta, a Carla da Silvestone liderou por um bom
tempo mas teve que trocar o motor e o outro motor dela só deu uma volta e
fumou "muito azar", o Marquinhos ( de equipe vc é ah,ah,ha ) precisa
urgente da negona ( ele sabe do que estou falando ), liderou mas teve que
soldar o motor após um chega pra lá da Carla ( toco ), o Tom da Monza era
sua 1º corrida e apanhou um pouco da pista e o Ivairzinho da Red Fox fez
uma corrida boa só que como a corrida teve muita batida não conseguiu
andar mais e só fez 399 voltas.
Final :
Bruno ( Pró Parts ) ( again )
Bronca ( que fez o carro dele ? )
Luffe ( Monza )

Como foi decidido antes da corrida teremos 02 campeonatos distintos:
PRÓ E INICIANTES
Final Pró:
Bruno ( Pró Parts )
Luffe ( Monza )
Luiz ( Pró Parts )

Final Iniciantes:
Bronca
Ivairzinho ( Red Fox )
Petrônio ( Parolu )

Bem alguém deve estar perguntando, porque eu fiz toda esta descrição das
corridas do paulista de Grupo 0: Foi feito porque acho que este é o intuito
deste fórum , informar a todos que correm de Slot o que esta acontecendo
nas pista e não só resultados e brigas íntimas de uns com os outros, acho
que como disse o Gordo isto aqui não é lixeira e sim algo para se dar idéia
e tomar atitudes de gente grande ( pelo que eu sei, o mais novo desse
fórum deve ter + ou - 14 ou 15 anos e não é criança) .Bom o Repórter ESSO é
uma brincadeira que o GUGU faz comigo e então eu resolvi assumir, e se
vocês quiserem, após a prova da MONZA que é dia 22 de maio teremos mais uma
edição do REPÓRTER ESSO.
ABRAÇO
LUFFE

PS: A grande ausência foi o pessoal do Rio, que nos deu o bolo.
Acho que vocês devem vir, pois o pessoal falou ( olha ai a velha rixa
SPxRJ ) que teve gente que AMARELOU! Brincadeiras à parte, vocês são muito
bem vindos aqui em SP e não só o pessoal do Rio, de todo o Brasil que corre
de SLOT.
PS: Descupa os erro de português e acentuação >

Felauto apoiou a iniciativa.

De:  silver@l... (Ricardo Felauto)
Data:  Dom Mai 9, 1999  6:36 pm
Assunto:  [braslot] Parabéns....

 

Parabéns ao Luffe pela detalhada interpretação do acontecido na Red Fox..!!!
A Carla pede desculpas pelo "toco"no Marquinhos..justificando ~como "não intencional"..(aconteceu na bola com o carro do Marquinhos por fora na altura da coluna)...
parabéns ao Bruno e a equipe Proparts pela vitória, parabéns a Carla pela extraordinária pole...pena que o motor comeu o mancal do cabeçote e raspava imas desde a segunda fenda...e ao trocar a Carla tomou um toquinho de alguém travando o motor que ao ser reacelerado no mesmo ponto cego da bola ...FUMOU>>!! no comecinho da fenda tomando 30 voltas na cabeça ao trocar..!! Pena...
parabéns ao próprio Marquinhos pela coerência demonstrada nas ultimas missivas na Braslot....e ao Pedro Silva..este meu indiozinho carioca neo-rebelde ehehehehehe!!..parece-me ..na minha opinião...no meu conceito...(é só minha opinião..) tá risos...que sei lá entende....pa de lá pá de cá....melhor nem comentar porque o caso entre o Pedro Silva e o Clythio..(estimo suas melhoras amigo)...é amor antigo..e com certeza eles estarão defendendo as cores da Lynx juntos no brasileiro aqui em Campinas....
Por falar em Campinas aguardem nova HP da Silverstone com todas as informações sobre hotéis, warm-ups..e demais assuntos pertinente nos próximos dias....
 Abraços...

 Ricardo Felauto

O ano de 1999 foi bastante movimentado, com muitas provas e o Carlos HP preparou uma festa de encerramento.

Subject: RACING DAY LYNX (PREMIACÃO DO CARIOCA)
Date: Thu, 17 Jun 1999 14:29:35 -0300
RACING DAY LYNX (PREMIACÃO DO CARIOCA)
PREPARAMOS UMA GRANDE FESTA PARA ENTREGAR OS PRÊMIOS AOS VENCEDORES DO CAMPEONATO CARIOCA EDIÇÃO 1999. CONFIRA ABAIXO:
DATA- 27.06.99 PROGRAMAÇÃO:
11 HORAS             NASCAR B              ETAPA ESPECIAL
13 HORAS             NASCAR A              ETAPA ESPECIAL
16 HORAS             G ZERO END.         TERCEIRA ETAPA (CAMPEONATO LYNX)

ESTAREMOS ENTREGANDO OS TROFÉUS DAS SEGUINTES CATEGORIAS:
NASCAR B, NASCAR ENDURANCE, GRUPO ZERO, 12 WORLD E EUROESPORTE.
VOCÊ ESTÁ CONVIDADO ! ! !

Alguma coisa aconteceu em São Paulo e o Chico, que eu não conheço, desculpou-se.

Date: Wed, 14 Jul 1999 11:34:37 -0300
From: Chico <chico99@sol.com.br>
To: braslot@egroups.com
olha. Desculpem-me por isso. eu tava nervoso  com isso tudo.
eu tento fazer tudo dentro do regulamento e tal.... tento acertar o carro e naum da.. agora vcs concordam , q se eu comprar um chassi de outra loja o meu preparador iria ficar chateado?
então. por isso eu naum comprei um chassi do Jorginho.
eu sei que os chassis com bandeja são muito melhores que os leves.
Eu só estava nervoso porque a equipe da PAROLU foi pra se fuder nessa corrida.
FOMOS SEM O PREPARADOR E AINDA TERÍAMOS QUE DEPENDER DO MEU PAI , OU SEJA , DE NADA .
 DESCULPEM PELO TRANSTORNO.

Outro repórter! Agora em Brasília.

De:  Renato Martins <renato.m@u...>
Data:  Sáb Ago 14, 1999  9:10 pm
Assunto:  [braslot] 4 horas de grupo 12 em Bsb...

 

Estou acabando de chegar da corrida, não sou o repórter shell mas
quebro galho como repórter tmb... Meus parabéns para a equipe da Linx em
especial para o Jairo que tinha um motor que praticamente andou a prova
inteira sem "miar" e deu para eles a vitória indiscutivelmente merecida,
a disputa pela segunda colocação foi acirrada e quem se deu melhor na
história de "troca-troca"(de motor é claro) foi a equipe da M3 com Mauro
e Marco Capozzi, nos da Trafic/Pro-tech (Nando Dori e Renato) pegamos o
terceiro troféu (os troféus realmente são bem bonitos com base em
granito e uma placa curva de alumínio bem legal mesmo) a quarta
colocação ficou para a equipe da GP Brasil com Miquéias e banana na
pilotagem, O pessoal de Goiânia não pode vir na última hora... uma
pena...
O nível técnico foi muito alto e os motores tinham que virar
praticamente o mesmo tempo de uma corrida de curta duração isto
dificultou muito pois nossos motores ( usamos 5 na corrida ) eram bem
fortes ( 5A/2V ) mas não suportaram bem as 8 baterias de 23 min. Motores
fracos na casa dos 3A não tiveram nenhuma chance de mostrar serviço.
A pista estava praticamente seca (sem aderente) por isso os tempos
não foram muito bons na casa dos 3.0s, mas por outro lado mostrou quem
era bom piloto e quem tinha um carro acertado (ainda mais com motorzão
empurrando...)a pilotagem parecia de Euroesporte sem muito exagero pois
exigia atenção e concentração total do piloto.
Foi uma corrida realmente bonita de se ver, por falar nisso tiramos
muitas fotos assim que conseguir botar as mãos em uma delas prometo como
de costume entupir a página da Braslot com elas.
Um abraço pra galera da fendinha...
Renato Martins.

Mais reportagem sobre corridas.

De:  "Ivan Junior" <ivanjr@o...>
Data:  Dom Set 12, 1999  11:24 am
Assunto:  [braslot] I Torneio LYNX Zero-GT1

Neste sábado (11/09/99), teve início o I Torneio LYNX Zero-GT1. Este campeonato tem Cinco etapas previstas até o final do ano. Os motores são sorteados, os chassis podem ser o LYNX 971 ou o Lynx Spider, os pneus vermelhos e as carrocerias são as GT1 da Proparts (Mercedes, Porsche ou McLaren). O mais importante nesta categoria: O resgate do clima de confraternização entre os participantes. Fomos 17 nesta primeira etapa. O resultado final foi o seguinte:

 1º - Ivan Jr    -    342 Voltas
2º - Alexandre Topic    -    341 Voltas
3º - Fernando "Crazy"    -    337 Voltas
4º - Blotta    -    331 Voltas


5º - Rodrigo Santoro    -    329 Voltas
6º - Flavio Araújo    -    328 Voltas
7º - Kinho    -    325 Voltas
8º - Pedro Silva    -    321 Voltas

Vale o registro que alguns pilotos tiveram problemas durante a corrida. Pedro Silva, Gianetto, Luis Carlos e Alfonso são exemplos. Mas mesmo assim a corrida foi muito disputada (basta ver a diferença final de voltas).
 Todos os participantes estão de parabéns !!! Nos vemos na segunda etapa em outubro !!!
 Um abraço a todos
Ivan Jr

Mais brincadeiras relativas às corridas no Rio.

Date: Mon, 13 Sep 1999 12:38:23 -0300
Subject: [braslot-rio] Estratégia do topic
Ai gente:
Vou revelar porque o Topic sempre inventa moda pra perder a corrida quando ela parece ganha, como este negócio de trocar peças do carro quando não precisa.
Sabem o que é ?

É PRA CHEGAR EM CASA CHORANDO, E NÃO APANHAR DA MULHER.

Mas se disserem que eu contei, eu nego ate a MORTE heim
Fofocas à parte, abraços , HP.

Alguém estranhou a brincadeira!

Date: Mon, 13 Sep 1999 12:50:07 -0300
Subject: [braslot-rio] Que papo maluco é esse pessoal !!!!!
Motor sorteado no banheiro, que o cara levou torpedo, aerofólio malandro , abriu a rosca do cicrano e até o Topic trocando peças, que peças ???, só se for motor !!! , poxa , pensei que estávamos andando de slot-car !!!!!!!

   O Ivan, que já se manifestou acima, apreciou a questão dos pilotos que abandonaram a categoria, face aos seus elevados custos.

Date: Mon, 13 Sep 1999 17:57:39 -0300
Subject: [braslot-rio] Re: Nascar as 4 feiras
Carlinhos,

Conforme nós já debatemos várias vezes nas quartas-feiras, o problema parece ser que a grande parte daquele grupo do Nascar abandonou a categoria. Veja quem corria ano passado: Gianetto(parou!), Lucas(parou!), Jorge Gustavo(parou!), Pedro Silva(parou!), Portella(parou!). Tem ainda o Luis Felipe, o Roberto e o Sá de Niterói. Nós sabemos da restrição de lojistas correndo nesta categoria (Eu particularmente concordo com ela), mas o Luis e o Roberto poderiam correr.

Para melhorar o grid só vejo duas soluções: Tentar resgatar esta turma da Antiga, e investir na integração de pelo menos alguns dos que estão correndo no domingo para também correr na quarta-feira. Alguns da antiga já me falaram que não correm por falta de motor. A loja precisa novamente ter motores de Nascar para que esta turma possa voltar a participar na quarta.

Esta é a minha opinião,
Um abraço a todos,   
Ivan

E-mails em série a respeito do mesmo assunto do Nascar.

Date: Tue, 14 Sep 1999 01:06:10 -0300
 Subject: [braslot-rio] Re: Nascar as 4 feiras
Gustavo, Pedro , e rapaziada!!!
Concordo em gênero e número, com a sua observação, como sempre em busca de melhores performances, fica quase impossível acompanhar , tanto em desempenho quanto em custo os carros de ponta desmotivando, o acompanhamento uma vez que vencera quem tiver R$, para bancar.
Acredito que um regulamento muito restrito, ira realmente fazer com que o retorno seja normal, uma vez que será competitivo e barato como foi realmente idealizado a categoria.
Um Abração

-----Mensagem original-----
De: Zap <zap@infolink.com.br>
Data: Segunda-feira, 13 de Setembro de 1999 19:15
Assunto: [braslot-rio] Re: Nascar as 4 feiras
>E ai pessoal,
>Bem, minha opinião sobre o Nascar as quartas, e que como o G0, a categoria ficou cara demais.
>Talvez devêssemos procurar soluções para baratear o carro, pois hoje em dia para se ter um nascar competitivo, o desprendimento de dinheiro e muito grande, coisa que estava acontecendo com o G0, que começou a ter apenas 8,6 caras correndo, e o G12, que absolutamente quase ninguém corria, só eu e  uns malucos..
>Acho que derepente uma das soluções seria um regulamento extremamente rígido no quesito motores e chassis, e eh claro, vistoria minuciosa nos 3 primeiros lugares toda prova.
>A pista atual da Lynx favorece quem tem um pouco mais de motorização - o chassis esta em segundo plano pois os atuais estão sensacionais, HP e cia são florida -.
>Então, como em qualquer categoria a qual o motor faz  diferença muito, muito significativa (quase sendo a única coisa importante) entre ganhar e perder, o orçamento para chegar nas cabeças fica caro.
>Acho também que talvez fosse interessante encontramos idéias para RETROCEDER o carro, isso mesmo, deixa-lo difícil de guiar, difícil de acertar, etc.
Bem, e mais ou menos isso, nas próximas mensagens a gente desenvolve mais.
Abração a todos

O papo ainda é sobre o Nascar.

Date: Tue, 14 Sep 1999 06:33:22 -0300
Assunto: Re: HP, ZAP, IVAN, KINHO, LUCIANO

>ola pessoal !

>>Ai  HP, o Kinho apareceu na área dizendo não entender os emails, a gente sabe que ele entendeu , só esta querendo entrar na dança.
>>Agora Sr Ivan não adianta se desculpar, vc maltratou o pobre do Topic sendo covarde. Acho que vi vc soldando o motor do Topic antes da corrida , então teve sabotagem!!!!!!
>>Cumpade ZAP vamos ficar de olho no Ivan ????
>>Ai Luciano pode vir p/ o nascar será bem vindo e prepare seus ouvidos para a gritaria gostosa das quartas.
>>HP vou tentar pensar em algo p/ o nascar de quarta, porem com a vinda dos induzidos proslot eu realmente não acho que o custo esteja tão alto. Para vc ter idéia eu estou correndo com o mesmo conjunto cerca de 10 corridas , só troquei  3 bolhas e revisão a cada corrida.
>>Sr  Ivan sua Fonte Koford digital jah esta consertada, aproveitei p/aumentar a tensão de saída jah que ela só ia ate 6 volts, ficou legal.
>>[ ]s a todos e ate quarta.
>LUIZ CARLOS

E o assunto continua...

From: Zap <zap@infolink.com.br>
Subject: [braslot-rio] Re: parabéns IVAN
E ai mermão!
>Estou  muito chateado com vc, pois descobri que vc eh um cara muito calculista ,ardiloso ,ganancioso , correu o tempo todo quietinho e no final  mostrou quem vc eh. Vc não devia fazer isso com nosso amigo TOPIC, ele voltou p/ casa chorando , vc foi covarde!!!!!!
>Agora sério, gostei de ter visto sua corrida .
Pois e, o Ivan revelou todo o lado negro da sua pessoa!
Assim não da, assim não pode!!!
O Topic vinha que vinha quando derepente teve sua vitória surrupiada malandramente, um absurdo!
A vitória foi boa sim cá entre nos mas ninguém precisa ficar sabendo !;-)))
>Valeu  IVAN
>Abraços a todos

>Ah. Pedro Silva ,o que me aconteceu foi que tomei uma baita porrada logo na 1a  fenda do meu amigo Aluisio.
Ne mole não!!!  Abraços!

Cartaz muito bem feito convidando para o Campeonato Brasileiro de 1999 em São Paulo, cujo interessante Regulamento está em anexo e serve de modelo para quem precisar. Ali você encontra as regras para realizar diversas baterias com grande número de inscritos e outras informações especiais para grandes eventos. Basicamente é sempre o mesmo regulamento.

 

 

18 / 09 Grp 27 / Grp 07 – 12h

06 / 11 Grp 20 Spray Novatos – 12h

26 / 09 Grp 20 Spray – 12h

07 / 11 Grp 20 Spray – 12h

02 / 10 Grp 20 Spray – 12h

11 / 11 Tomada de Tempo Grp 20 Pró – 21h

03 / 10 Grp 20 Pró – 12 h

12 / 11 Grp 20 Pró – 13:30h

16 / 10 Grp 27 / Grp 07 – 12h

13 / 11 Grp 27 – 11h

24 / 10 Grp 20 Spray – 12h

14 / 11 Grp 07 – 11h


O eficiente Artur mandou a tabela do Paulista.

De:  "Artur L. Rodrigues" <arturluis@u...>
Data:  Dom Out 3, 1999  4:20 pm
Assunto:  [braslot] Paulista 99 - Força Livre - Final

Classificação Final do Campeonato Paulista 99 - categoria Força Livre

 

 

 

TOTAL

POS

PILOTO

EQUIPE

GERAL

1

Gugu

Red Fox

705

2

Carlão

Gordo

633

3

Norba

Red Fox

625

4

Zé Mário

B 52

616

5

Topete

Detroit

498

6

Pica Pau

Detroit

475

7

Afonso

Parolu

335

8

Marcel

Detroit

317

Classificação Final do Campeonato Paulista 99 - Categoria Grupo 27

 

 

 

TOTAL

POS

PILOTO

EQUIPE

GERAL

1

Pica-pau

Detroit

683

2

Marcos

BSC

663

3

J Carlos

Little Wing

639

3

Vagner

BSC

639

5

Topete

Detroit

626

6

Norba

Red Fox

608

7

Zé Mário

B 52

597

8

Marcel

Detroit

581

Classificação Final do Campeonato Paulista 99 - categoria Grupo 20 Pró

TOTAL

POS

PILOTO

EQUIPE

GERAL

1

Norba

Red Fox

1408

2

Xará

BSC

1310

3

Marcos

BSC

1296

4

Mané

Parolu

1266

5

Topete

Detroit

1207

6

M.Torres

Detroit

1189

7

Sollero

Sollero's

1176

 

 

 


 

 


A Lynx apresentou os resultados do GT 1.

De:  LynxTijuca <lynxtijuca@o...>
Data:  Dom Out 24, 1999  4:07 pm
Assunto:  [braslot] CORRIDA DE GT1 (Resultado)

Caros amigos,
Como se sabe, foi realizada na LYNX neste Sábado a terceira etapa de Grupo Zero
GT1, e venho agora divulgar o resultado.
Tivemos mais uma vez uma disputa muito acirrada pela vitória, mas quem colheu
os 20 pontinhos da primeira posição foi o Ivan Jr. (Tá difícil segurar o homem)
seguido por Jairo Lima, que depois de algum tempo ausente mostrou que está em
forma, pois a diferença foi de apenas 2 voltas, e em terceiro lugar o Flavio
Araújo que finalmente conseguiu andar o que sabe, com 1 volta atrás do Jairo.
Outro que andou muito bem foi o Giannetto, ficando apenas a 1 volta do terceiro
lugar.
É claro que não poderíamos deixar de falar sobre o Edu Saliva, que representou
o pessoal de Sampa nesta etapa.
Para quem teve que montar o carro às pressas e ainda se familiarizar com a
pista, o cara andou muito chegando em décimo segundo. Valeu Saliva ! ! ! ! ! !
Segue a tabela de pontuação do campeonato.
Abraços,
Carlinhos HP.

NOME DO PILOTO

11/set

02/out

23/out

13/nov

04/dez

TOTAL

Ivan Junior

20

5

20

 

 

45

Alexandre Toppic

16

2

 

 

 

18

Fernando Crazy

14

6

 

 

 

20

César Blotta

12

 

6

 

 

18

Rodrigo Santoro

10

16

2

 

 

28

Flavio Araújo

8

10

14

 

 

32

Kinho Iglésias

6

 

8

 

 

14

Pedro Silva

5

20

10

 

 

35

José Carlos Borges

4

14

 

 

 

18

Pedro Castelo

3

4

3

 

 

10

Giannetto

2

3

12

 

 

17

Aloysio silva

1

 

 

 

 

1

Aqui um dos momentos tristes do autorama, com o fechamento da Lynx,  a única loja com pista para profissionais e uma das últimas lojas que restavam; isso marcou o fim do slot no Rio.

Date: Thu, 30 Dec 1999 18:42:38 -0200
> To: rnpenna@zaz.com.br
> From: Carlos HP Penna <carloshp@mailbr.com.br>
> Subject: Direção de provas
> Caros amigos,
 Sem me estender muito, gostaria de esclarecer alguns pontos que marcaram minhas atitudes nos momentos que antecederam o fechamento da LYNX.
Protecionismo:
> Sendo praticante do Slot desde 1968 me acostumei a competir, aceitar  as  regras e punições previstas nos regulamentos vigentes mesmo que muitas vezes  estas fossem de meu desagrado. E foi desta forma que ganhei 5  campeonatos de  Classe 100, 2 de Força Livre 1 de Turismo e outros tantos de G-12 até 1989.
> Sempre me senti um piloto competitivo e consciente de meus limites até  que em  1995 fui convidado a trabalhar na extinta Fast Grid como mecânico de competições. Nesta época, os mais antigos devem se recordar que  tínhamos um diretor de provas neutro, e a mim só competia acertar os carros e dar suporte na hora das corridas.
> Então diante de uma falta constante de candidatos à direção de provas, tive  que assumir esta função também, mesmo contra minha vontade.
> Talvez em algum momento, sendo eu uma pessoa acostumada a vencer provas de Slot, tenha sido passional ou até mesmo cometido erros de arbitragem  prejudicando ou beneficiando alguém, mas gostaria de citar que numa daquelas  provas de Nascar (Endurance) quando participei com o Jorge Radical, ao ser pego fora da gandulagem, no mesmo momento instruí meu suplente (Carlos Neves)  a retirar 20 voltas de minha equipe (Funny Car) e falei ao meu  parceiro que tínhamos que recuperar estas voltas andando mais que os outros.
> Não me lembro o resultado da prova, mas sei que as regras foram cumpridas com  absoluta transparência, sem beneficiar A ou B e deixando bem claro o  que  penso, ou seja......Corrida se ganha na pista, e não no grito ou no tapetão  como já vimos acontecer algumas vezes.
> Para finalizar gostaria que todos vocês tentassem se colocar em meu  lugar, administrando uma loja que não lhes pertence, cujos donos simplesmente desapareceram, tendo que manter uma postura de dono, e controlando situações de conflito sem a autoridade que só o verdadeiro dono da loja teria.
> Posso garantir que não é uma tarefa fácil onde se consegue agradar a todos, e se eu pudesse escolher, chegaria na pista apenas para ligar meu  reostato e competir como todos vocês.
> Muito bem......Agora estes problemas fazem parte do passado, pois a  Lynx fechou e pude finalmente retirar a camisa que já estava um pouco pesada demais.
> Agora sou novamente um hobysta que como vocês gosta de correr, reclamar do juiz (he he he) do dono da loja, dos atrasos etc. e para que tenhamos um lugar para brincar, se faz necessário que neste momento passemos a dar todo o  apoio ao Eduardo Sá, para que a loja de Niterói se mantenha como um  local de  competições.
> Me coloco a inteira disposição de todos vocês para ajudar no que for  possível, mas com a diferença de que não estou mais vestindo camisa de loja  alguma, e posso portanto viver sem o strees que uma loja sem proprietários  atuantes nos proporciona.
> Já tenho até equipe como antigamente, com meus velhos parceiros Amilcar e  César Pentelhão e prometo que vamos entrar prá ganhar.
Um abraço a todos,  
Carlinhos HP.

O Carlos HP não deixou por menos, fazendo um comunicado pomposo.

Subject: [braslot] FECHAMENTO DA LYNX
COMUNICADO 

COMO JÁ É DE CONHECIMENTO DE MUITAS PESSOAS , A LYNX (LOJA) LOCALIZADA À RUA URUGUAI, 287 ENCERROU SUAS ATIVIDADES EM 02/01/2000, E SOMENTE PARA QUE NÃO SE CRIEM FALSOS MITOS OU INVERDADES, VENHO A PÚBLICO ESCLARECER QUE O FECHAMENTO DESTA CONHECIDA E CONCEITUADA LOJA SE DEU ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE PORQUE UM DE SEUS PROPRIETÁRIOS JÁ MANIFESTAVA  ESTA VONTADE DESDE OUTUBRO DE 1998, ENQUANTO QUE O OUTRO SÓCIO, CONSTANTEMENTE AUSENTE NUNCA SE INTERESSOU PELO SEU NEGÓCIO COMO NORMALMENTE SE FAZ.

OUTROSSIM, GOSTARIA DE AGRADECER AO GUGU, JORGINHO PROPARTS, JACOB, RUBENS ANDRADE E A TANTOS OUTROS DE QUEM NÃO ME RECORDO NESTE MOMENTO, A CORDIALIDADE COM QUE SEMPRE ME DISPENSARAM.

 ABRAÇOS A TODOS,
CARLOS AUGUSTO PENNA. (CARLOS HP)

   Conversas sobre os problemas entre lojistas e clientes, com criação de categorias mais baratas, o que não vingou.

Date: Sat, 22 Jan 2000 15:59:19 -0200
Subject: [braslot]  [braslot] Re: [braslot] Nacionalização do Autorama
Grande Gustavo
   Sua mensagem foi muito oportuna. Concordo plenamente com você (e também com o Bino) no que diz respeito ao papel que lojistas e pilotos deveriam desempenhar para a que nacionalização do autorama se transforme em realidade para todos nós que fazemos parte deste universo. Deveriam, é verdade, mas não o fazem. Tanto é que você acabou de dizer o porquê de forma bastante clara, de este objetivo ser tão difícil de alcançar. Gostaria que outras pessoas, principalmente as que tem acesso a Braslot, manifestassem opiniões tão conscientes quanto a sua.

Um abração,

Álvaro Mendes Wanderley (Niterói-RJ)
e-mail: alvaro_wanderley@uol.com.br
ICQ: 34795956

-----Mensagem original-----
De: Gustavo Martins <gustavo.cm@imagelink.com.br
Data: Sábado, 22 de Janeiro de 2000 23:14
Assunto: [braslot] Re: [braslot] Nacionalização do Autorama

Gustavo C Martins
Caro Bino,
Concordo com você, pois o Brasil é o país das dificuldades, e a única coisa que reforçaria isto e realmente a padronização, ou seja criar uma categoria de acesso, cuja característica principal seria a utilização de maior número de componentes nacionais possíveis. Gerando assim o fluxo $$$ necessário para o aperfeiçoamento destes produtos.

Porem e preciso interesse, dos lojistas sobre forma de lucro,e dos corredores em forma de competição, acredito que realmente, torna uma categoria atraente, e um conjunto de fatores, o principal e custo,competição,  e a velocidade, deveria ser nesta ordem para atrair mais clientes, e por parte dos lojistas segurar a onda dos lucros em prol da continuidade.

O lucro deve vir em forma de reposição e não de serviço, só para ilustrar em algumas categorias de base lá "fora", só vale correr de motor selado, perde-se em serviço e ganha-se em reposição, e o que e mais importante em continuidade.

 Acredito na nossa (brasileiros) capacidade de solucionar problemas, e acredito que talvez uma das maneiras dos lojistas manterem seus negócios, e também uma horizontalização em termos de "carrinhos", tais como plastimodelismo, RC, ferrimodelismo, escala etc.., no sentido de buscar lucratividade também em outros produtos que venham a permitir a manutenção das lojas Abertas e operantes, e tornando o negocio atraente para não só os amantes do Slot, mas atraindo outros "amantes" de automobilismo, para ver como e emocionante o Slot.

Transformar um Hobby, em um negócio atraente "Gostaria de ter capital para realizar tal investimento", tenho certeza, que e uma idéia para se pensar. Principalmente, porque a maioria dos fornecedores é do meio.

 No mais, legal esta discussa

O Gustavo não viu o e-mail do Paulo e achou sua loja por acaso.

De:  "Gustavo Martins" <gustavo.cm@i...>
Data:  Seg Jan 24, 2000  3:44 pm
Assunto:  [braslot] Lembranças do Passado e quem sabe um Futuro !

 

Gustavo
Campeão dos Últimos
Competidor Ferrenho
 Estava navegando pelos sites de Slot, quando me deparei, com um site do Patrício de Cascais, lá na terrinha, e vi que ele promove uma categoria que aqui não sei porque terminou, era extremamente competitiva e barata, não sei se vocês lembram do 1/32, motor Estrela, Oxford e Classe 100, no Maeda e outras mais que existiam no Rio, era competitiva, porque a relação peso / potência era interessante, e para manter aqueles chassis pequenos com os motores , com aquelas preparações malucas com Fio 27 / 30 voltas derretendo Nylon, coletores amarrados com linha 10 e araldite, não era fácil !. Porém era extremamente divertido

 Pois é achei esta beleza de chassi 1/32 Internacional no site da Parma, extremamente simples e aparentemente bem elaborado, que deve ser usado com motores originais 16D e S16D, e carroceria Turismo, ou Protótipo como nos usávamos lembram da SIGMA 1 e SIGMA2 ?, de acetato 020, super duráveis e resistentes.

 Acredito que uma categoria assim iria não só atrair, mais iniciantes, devido a suas limitações bem como custo, pois estes motores originalmente têm uma durabilidade excelente, e na corrida só vale motor SELADO, e ai entra a loja, logo depois de aberto deve mudar de categoria imediatamente, podendo então ser trabalhado, que deve ser limitado as características originais do motor, tais como Passe, Grau Coletor no máximo 35º, e carvões e molas originais, domando assim a ferinha.

 Achei outros modelos de chassi 1/32 mais simples que acredito serem mais baratos ainda e devem ser usados somente com 16D, porem colocados nos mesmos moldes acima deve dar uma excelente categoria de acesso a meninada. que com reostatos simples e carrocerias imitando os carros de rua chamariam bastante atenção. Como , igual ao carro do papai !.

 No mais Galera , isto e só uma contribuição para pensarmos, e matarmos a saudade daquela época, e lógico de quem viveu estes momentos. Precisamos ter categorias, que se aproximem mais, não só do custo como da habilidade de um iniciante. Já presenciei muitas vezes, um cliente novo chega na loja, aluga ou pega uma carrinho emprestado do colega, e simplesmente não consegue dar uma volta na pista. Porque ?, hoje só temos categorias, que demandam de muita habilidade para controlar os carrinhos, tudo muito longe daquele Autorama, que agora só comprado em camelo e a pilha, eles tem em casa, ficam frustrados e vão embora !

 Valeu Turma. Espero estar contribuindo de alguma forma.

Além de uma resposta que enviei, o Aníbal foi convidado a entrar para a Braslot de modo a ficar inteirado de tudo o que acontece no Autorama.

From: "Anibal L. F. Alvarenga - BMS" <anibal.alvarenga@bms.com.br>
Subject: Slot Car
Date: Thu, 3 Feb 2000 12:31:10 -0300
Gostaria de receber notícias e informações gerais sobre Slot Car, pois estou voltando as pistas depois de 28 anos de ausência.
Gostaria também de receber listas de preços de peças para carros PARMA e Grupo (zero), que na minha opinião serão os ideais para quem esteve ausente por tanto tempo.
Anibal Alvarenga    BMS/GEPS  tel: (031) 217-4115  fax: (031) 273-2464   mail: anibal.alvarenga@bms.com.br

Outros resultados de Sampa.

De:  "Proparts Slot Car Products" <proparts@p...>
Data:  Qua Fev 23, 2000  3:04 pm
Assunto:  [braslot] Resultados Paulista de Protótipos

Segue resultados da 1ª etapa do  Paulista de Protótipos. G-12

CLASS.

PILOTOS

GERAL

DESC.

SUB TOTAL

1ª ETAPA         MONZA        20/FEV

 

 

 

 

 

POS

PTS

RICARDINHO

31

 

31

1

31

HAROLDO

25

 

25

2

25

GUGU

22

 

22

3

22

Mais à frente, depois da repetição da msg original na Braslot, o Clythio deu a resposta irada que ele merecia.

De:  "SLOTCARBRASIL" <slotcarbrasil@u...>
Data:  Qui Fev 24, 2000  3:42 am
Assunto:  [braslot] O verdadeiro problema do Autorama no Brasil

 Caros amigos do SlotCar
 Sempre me pronunciei aqui de forma sempre conciliatória, digna e honesta, mas peço desculpas por mostrar a todos o e-mail que recebi.

 Tivemos várias teorias aqui sobre a decadência do autorama no Brasil, algumas interessantes, outras nem tanto, mas alem dos motivos óbvios como a falta de dinheiro que o país enfrenta, o principal motivo é uma crise de ambiente que existe em S.Paulo, que acaba se proliferando por todo o país.

 Coisas como o tiroteio que existe entre lojas ( X fala mal de Y que fala mal de Z que fala mal de X ) que acaba contagiando os pilotos, que por correrem por uma pista odeiam todos os outros pilotos que não correm por ela. É claro que estou falando de modo generalista, e existem as saudáveis exceções.

 Normalmente um lojista diz a seus pilotos que os todos os outros lojistas, fabricantes e pilotos são uns..."sacanas"...incentivando que seus pilotos se defendam sacaneando os outros também, e se não o fizerem seriam bobos. Várias formas de persuasão são utilizadas, desde mentiras , ridicularizações a calunias fortes e fofocas sem fundamento.

 Enfim esse ambiente ruim é o que afasta as pessoas de bem permanecendo apenas quem gosta desta baixaria, como nunca vi igual. É claro que estou falando de modo generalista, e existem as saudáveis exceções.

 Bom ...estou falando tudo isto por que uma loja em S.Paulo utiliza mentirosamente como portifólio eventos que não fez, como por exemplo o da Fiat que fez vários eventos com o Clythio e comigo (pessoa de quem sou sócio já ha algum bom tempo em fabricação de pistas) eventos estes que começaram no salão do automóvel de S.Paulo e depois, alguns eventos pelo interior de S.Paulo, Rio , etc... Eventos realizados inclusive na sua grande maioria (com exceção exatamente do salão do automóvel), apenas por mim pela falta de disponibilidade do Clythio. Inclusive a empresa que guardava a pista para a Fiat (empresa que constrói e monta o stand) teve uma inundação e perdeu a pista , eu pessoalmente finalizei toda a pista montando a parte da madeira , elétrica,  pintura e carros.

 O pior disto tudo é que depois do lojista ser desmascarado pelo cliente final, ainda por cima o dono da loja disse ao cliente que sou mentiroso e muuuuuitas baixarias mais, irrepetíveis aqui, e que ele é que fez os eventos mostrando fotos a respeito.

Estou mandando o e-mail enviado a um cliente que cotou pistas comigo (eu nem sabia que cotava com mais alguém) para que todos possam ver que são este tipo de pessoas, é que realmente estão acabando com o autorama, com mentiras e calúnias.

 O e-mail foi enviado por uma loja de S.Paulo a um futuro lojista na cidade de Parati -RJ e me encaminhou o e-mail recebido por ele.

 É por isso que pessoas de bem se afastam do Autorama . É claro que estou falando de modo generalista, e existem as saudáveis exceções.

 O e-mail está logo aqui a baixo perdoem se o e-mail desse lojista é um pouco pesado pelas fotos. Leiam e boas risadas
 Santiago Vicente

---- Original Message -----
From: Carson de Souza Corrêa
To: slotcarbrasil@uol.com.br
Sent: Tuesday, February 22, 2000 11:28 PM
Subject: En: PAROLU AUTOMODELISMO

-----Mensagem original-----
De: Bruno Rotiroti <rotiroti@zip.net>
Para: carson@br2001.com.br <carson@br2001.com.br
Data: Segunda-feira, 21 de Fevereiro de 2000 19:36
Assunto: PAROLU AUTOMODELISMO

SEGUE EM ANEXO O BUCK DA PAROLU E TAMBÉM ALGUMAS FOTOS DOS EVENTOS REALIZADOS E TAMBÉM OS TIPOS DE CARROS

QUE USAMOS.



UM ABRAÇO  PAULO

De:  "Álvaro Mendes Wanderley" <alvaro_wanderley@u...>
Data:  Sex Mar 17, 2000  9:35 am
Assunto:  [braslot] Re: Ref: Término das Pistas do Rio

 

Grande Fred
 Uma boa notícia para todos nós do Rio: a pista de Niterói não fechou definitivamente, apenas está mudando de endereço. Logo logo ela estará de volta. Assim que souber de algo mais concreto, comunicarei através da lista Mande um grande abraço para seu pai, OK?
 Um abraço também para você,
 Álvaro Mendes,  (Niterói-RJ)

-----Mensagem original-----
De: Frederico Martins <frederico.rm@imagelink.com.br>
Para: Carlinhos HP <braslot@egroups.com>
Data: Sexta-feira, 17 de Março de 2000 23:06
Assunto: [braslot] Ref: Termino das Pistas do Rio

Caro Carlinhos,

Fiquei muito chateado sabendo em que a pista de Niterói fechou. Pois agora não tem mais nenhuma pista de competição aqui no Rio. Agora ficarei um bom tempo sem correr de autorama. Não só eu mas o pessoal que andava nas duas pistas. Pois e só isso que queria falar com você. Vamos ficar um bom tempo, sem nos ver. VALEU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abraços,
The KILLER!!!!!!!!!!!!!!!!

Pergunta técnica. Não encontrei quem a respondeu.

De:  "garrote"<garrote@b...>
Data:  Seg Abr 17, 2000  7:34 pm
Assunto:  Porque o meu motor esquenta tanto?

Caros amigos
comprei dois induzidos proslot G-12 46 e montei com o maior cuidado
coloquei os ímãs com um gap 520 dei passe no coletor
coloquei carvão gold dust com a mola original
amaciei porem os motores esquentam muito e chega a cheirar queimado .
Será que os induzidos estavam bichados? como fazer para que o motor esquente menos ?
quem puder me ajudar
agradeço
mauricio silveira garrote

Santiago mandou os resultados do Mundial.

10.06.2000 Resultado da terceira prova do Mundial 2.000
O resultado da terceira prova do Campeonato Mundial 2.000 realizado no Brasil, contou com os pilotos europeus Assi da Alemanha; Vlado da Slovakia; Horky, Benes, Jiri e Cahoza da República Checa; Antti, Jari, Juha, Petteri, Kimmo da Finlândia; Stefan, Anders, Lasse da Suécia; Lars e Skinner dos EUA.
A corrida de G-27 a segunda maior categoria do Slot (Autorama) Mundial, contou hoje com todos os "gringos"e os melhores pilotos Brasileiros, e deu na final 3 pilotos estrangeiros e 5 brasileiros, e ganhou um Brasileiro, o Norba que é piloto da casa, a Pole e Recorde Mundial (extra oficial) em pista de traçado Blue-King oficial de 48 metros na categoria de G-27 com o tempo de 1,689segundos foi o Assi da Alemanha, mostrando a grande qualidade das pistas, pilotos e material dos Brasileiros comparável a dos melhores do Mundo. Veja abaixo a classificação geral da final, amanhã domingo teremos a Força livre G-7 que é a Formula-1 do Autorama Mundial. A Slot Car Brasil e a Santiago Engineering estarão lá conferindo tudo para você.

Grupo-27

PILOTO

Pais

1o

Norberto 

Brasil

2o

Horky

Chek.

3o

Dracula

Brasil

4o

Trignelli

Brasil

5o

Vlado

Slovakia

6o

Cahoza

Chek.

7o

Banbi

Brasil

8o

Dudu

Brasil

08.06.2000 Resultado da segunda prova do Mundial 2.000
O resultado da segunda prova do
Campeonato Mundial 2.000 realizado no Brasil, foi emocionante muito disputado, Oswaldo (Tio) ganhou com um carro muito bem acertado e como piloto nem se fala, já que é piloto da casa.

Grupo-27 Spray

PILOTO

1o

Oswaldo 

2o

Gaúcho

3o

Antonio José

4o

Artur

07.06.2000 Resultado da primeira prova do Mundial 2.000
O resultado da primeira prova do
Campeonato Mundial 2.000 realizado no Brasil, foi merecido , o garoto Chico venceu de ponta a ponta com mais de 20 voltas na frente do segundo colocado, A pole foi do Claudinho, batendo o recorde da pista com o tempo 2,263segundos (a pista tem 48 metros e 6 curvas). A categoria é a menos rápida que será disputada no mundial.Veja o resultado geral da bateria dos classificados para a final. Amanhã tem mais.

Grupo-20 Spray

PILOTO

1o

Chico 

2o

Rodolfo

3o

Norba

4o

Belezera

5o

Coral

6o

Claudinho

7o

Blota

8o

Gordinho

26.07.2000Resultado do Campeonato Brasileiro de Carros ASA 2000.
Na principal categoria do Autorama mundial a G-7 (Força Livre) ganhou o Campeão Europeu 1.999 Vladimir Okali, desta vez por causa da quebra dos carros dos Brasileiros que venciam faltando apenas uma bateria. Os vencedores das provas são: 

 

Grupo-20
Spray

Grupo-20
Pró

G-27

G-7
Força Livre

1o

Oswaldo
(Tio)

Norba

Zé Mário

Vlado Okali

2o

Mané

Belezerinha

Vlado Okali

Norba

3o

 

Sinésio

Carlão

Gugu

Pista de Cerquilho.

De:  Silva Ramos <jasilvaramos@a...>
Data:  Seg Jul 17, 2000  9:29 pm
Assunto:  Fwd: En: Pista de Autorama de Cerquilho

 

From: "Hobby House"
Subject: En: Pista de Autorama de Cerquilho
Date: Mon, 17 Jul 2000 17:10:58 -0300
X-Mailer: Microsoft Outlook Express 4.72.3110.5
    Oi amigo, tudo bem? Aqui quem fala é o Leandro da Hobby House Modelismo Cerquilho onde se encontra a pista de autorama, estamos grato por seu e-mail.
    Estou lhe enviando as fotos e algumas coisas que ela possui. O valor desta é de R$5000,00.
    Estamos colocando a venda uma pista de autorama com 43,71 metros de comprimento com oito fendas, carregador de bateria importado, 3 baterias de 150 ampères, software de controle etc.
    Qualquer dúvida ou interesse favor entrar em contato comigo através do e-mail hobhouse@zapnet.com.br
    Ou através do fone (15) 284-1865 todos os dias após as 13:00 hs.


    Estamos na cidade de Cerquilho SP, interior próxima de Sorocaba, Piracicaba e etc...
    Grato desde já.
     Veja fotos em anexo:
                      Leandro

 

O Slot está morrendo?

De:  "Clythio Backx van Buggenhout" <clythio@a...>
Data:  Seg Out 23, 2000  8:43 pm
Assunto:  RES: [braslot]

 

De forma alguma, Julio.
 O SlotCar "profissional", só que sem ética, JÁ matou o autorama. Pelo menos aquela fase em que tínhamos só em SP umas 12 lojas bem ativas, 4 ou 5 kings, provas de paulista com média de 45 inscritos. Estou falando dos anos 90, mas nos 80 também tivemos campeonatos onde tínhamos 45 no 20 asa e 30 no FORÇA-LIVRE!!! E não era um brasileiro, eram etapas do paulista. Mas com dois motores dava para correr toda a temporada...
 A coisa boa é que o tal do Slot sempre renasce, numa categoria mais barata, divertida, às vezes numa pista pequena, ou de plástico, seja lá em que escala, ou com que motor, mas com certeza, o slot volta...
 Assim, talvez eu esteja errado, e seja só um ciclo, como outros que já se cumpriram, e o slot/autorama de competição/lazer NUNCA morra.
 Em outras décadas - mesmo nos '60 - também houve ondas de "profissionalismo" e custos altos, onde só os motores e chassis de tal ou aquele preparador andavam na frente - e estou falando a nível internacional, não é São Paulo, não, e de repente, tudo mudou, e começou de novo, etc....
 Abraço, Clythio.

De: autorama [mailto:autorama@autorama.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 20 de setembro de 2000 07:17
Para: braslot@egroups.com
Assunto: Re: [braslot
 o SLOT CAR profissional  esta matando o autorama???
 um super abraço a todos
 JULIO

E o assunto rendeu...

De:  "Clythio Backx van Buggenhout" <clythio@a...>
Data:  Seg Out 23, 2000  8:43 pm
Assunto:  RES: [braslot]

 

OK, Artur, concordo. É isso mesmo, não são as competições que estão atrapalhando, nem o profissionalismo das mesmas, e não acho que o Júlio quis dizer isso.
É que confundem profissionalismo com competição. Competição, campeonatos estaduais e brasileiros são benéficos, ou deveriam ser, sempre, se as regras são lúcidas e visam o progresso geral da atividade.
Tomemos o exemplo da F-Indy - É competitiva, e profissional, e viável.
Porque tem alguém, que sabe que pode acabar com a categoria se liberar tecnologia, tomando conta...
Se fosse uma categoria do slot, já teríamos liberado tanta coisa que o custo estaria na china, e os mesmos interessados em ganhar dinheiro vendendo as novidades já estariam procurando outro emprego, porque a Indy/Slot já teria acabado.
 Até a F-1 já andou prá trás, e muito, em tecnologia, para sobreviver (com grid magro e pouco competitivo).
 Só no slot andamos até cair do abismo...
 Sorry, mas desabafei - é muita falta de visão para um hobby-esporte tão legal...
 Clythio.

-----Mensagem original-----
De: Artur Luis Rodrigues [mailto:arturluis@uol.com.br]
Enviada em: sábado, 21 de outubro de 2000 10:30
Para: braslot@egroups.com
Assunto: Re: [braslot]
Júlio
Em época de globalização, não acho que o autorama profissional esteja matando o autorama.
Devemos continuar sim com as competições oficiais (Campeonatos Regionais e Brasileiro), pois existe repercussão internacional, já sediamos até 2 mundiais.
Na minha opinião o que falta é o investimento das lojas em fazer novos pilotos e integrá-los aos Campeonatos Regionais, pois a estrutura para os campeonatos está pronta.
Artur

Brasileiro de Asa.

De:  "Artur Luis Rodrigues" <arturluis@u...>
Data:  Qua Dez 6, 2000  8:03 pm
Assunto:  RESULTADO BRASILEIRO 2000

  RESULTADO DO XII CAMPEONATO BRASILEIRO DE AUTORAMA ASA 2000

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 GRUPO 07

 

 GRUPO 27

 

 GRUPO 27 LIGHT

 

 GRUPO 20 PRÓ

 

 GRUPO 20 LIGHT

 26 / 11 / 2000

 

 25 / 11 / 2000

 

 24 / 11 / 2000

 

 19 / 11 / 2000

 

 18 / 11 / 2000

POLE: MARCEL 1.690

 

POLE: JOSÉ MÁRIO 1.949

 

POLE: OSVALDO 2.051

 

POLE: EMERSON 2.259

 

POLE: GORDO 2.258

pos

piloto

voltas

 

pos

piloto

voltas

 

pos

piloto

voltas

 

pos

piloto

voltas

 

pos

piloto

voltas

1

Mario Shone (Ger)

1028

 

1

Carlão

792

 

1

Gaúcho

565

 

1

Emerson

656

 

1

Roney

528

2

José Mário

1009

 

2

Bambi

781

 

2

Marcelo

563

 

2

Ximenes

578

 

2

Gordinho

519

3

Gordo

959

 

3

Triginelli

777

 

3

Marcel

560

 

3

Mané

575

 

 

 

 

  Um assunto complicado levantado sem querer pelo Clythio no seu e-mail lá embaixo, reclamando do hábito de se colocar apenas o apelido dos pilotos e não seus nomes.  O Santiago, sempre polêmico, reclamou, com razão, do que acontece nas pistas.                                            

Date: Tue, 12 Dec 2000 01:26:26 -0200
 Subject: Re: RES: [braslot] RESULTADO BRASILEIRO 2000
Caro amigo Clythio
Acho que vc sabe minha opinião e o que estou pensando, e algumas pessoas idôneas também concordam.
No autorama do Brasil, não adianta nós ficarmos felizes com atos isolados, algumas coisas nunca mudam, pois algumas pessoas não mudam nunca a índole.
Tudo sempre vai ser tendencioso, loja X e seus pilotos odeiam todas as outras lojas, preparadores e fabricantes, lojas yz idem, preparadores xyz idem..
Corridas onde, todos odeiam todos, pilotos de facção x odeiam o da Y , sendo que muitas vezes nem se conhecem.
Todos sabem de casos resultados de corridas onde a política e a sacanagem é o mandatário.
Infelizmente quem está ficando nas corridas ..é quem gosta das "sacanagens"
É claro que existem as suas honrosas exceções.
Quem nunca viu uma sacanagem em uma corrida ...que atire a primeira pedra.
Por isso Clythio realmente algumas pessoas estão mudando ...umas para melhor e outras para muito pior.
Algumas coisas parecem melhorar ..mas se olhar melhor...nada muda em uma corrida. Embora é claro sempre existam as exceções bem intencionadas...sempre vencidas

Santiago Vicente

Original Message -----
From: Jose Mario Serra  braslot@egroups.com
Sent: Monday, December 11, 2000 5:53 PM
Subject: Re: RES: [braslot] RESULTADO BRASILEIRO 2000
Grp27 pro

1o. lugar - chassis gordo e set-up B52 single
2o. lugar - chassis B52 set-up B52 single
pole - chassis Koford alum. set-up B52 six

Open
1o. lugar - chassis Parma set-up B52 six (imã Voki)
2o. lugar - chassis b52 set-up B52 six (imã Voki)

Zé Mario

Clythio Backx van Buggenhout wrote:

Até que enfim alguma informação!!! Salve Artur!!!Curiosidades:1-Qual o tempo das finais dos 27 light, 20 pro e 20 light. O 20 virou mais volta do que o 27 ou o tempo foi menor para o 27?2-Dá pra ter a ficha técnica dos primeiros das categorias 7 e 27?Sugestão:Eu sei que é hábito no slot, mas continuo não achando legal isso de só divulgar no resultado o apelido do cara, às vezes um apelido dado de sacanagem na hora da inscrição. Acho que o Gordo é o Alexandre "Gordo" Ribeiro, assim como o Gugu é o Luiz Antonio "Gugu" Bernardino, etc... Sei que dá trabalho, mas se dá pra tirar 10 por que 9,5?É esquisito a gente ver um resultado desses daqui a dez anos e ter que lembrar quem era o "Bacana" ou o "ET", entende?Abraços, Clythio.

   A esse respeito manifestou-se também o Artur, concordando com o Clythio e com o Santiago e discorrendo sobre como foi esse Brasileiro.  O Clythio deu então sua opinião.

Date: Wed, 13 Dec 2000 11:54:54 -0200
 Subject: Re: RES: [braslot] RESULTADO BRASILEIRO 2000
Muito bem Artur
Fica então a minha sugestão:
Que tal colocar um regulamento onde um piloto autônomo que prepara o seu próprio material (portanto não tem apoio político), chegar entre os primeiros colocados e não ser desclassificado , porque o induzido na marca mais utilizada, que comprou no balcão de uma loja, não tinha uma medida que não pode ser modificada pelo piloto, o que fica claro que não existe má fé.
Fica a minha sugestão que o regulamento não obrigue que um piloto tenha que ter um paquímetro digital de grande precisão.
Que o regulamento conste com a medida com a tolerância da principal fabrica de induzidos, evitando que pessoas sejam desclassificadas sem culpa.
Pode parecer que o regulamento não é tolerante, exatamente para punir quem não tem preparador. Acredito que não seja o caso...portanto pode ser modificado.
Seria bom para o autorama que um piloto pudesse comprar as peças no balcão de uma loja, montando seu procrio carro, fosse para uma final sem problemas.
Espero que vc entenda que esta é apenas uma sugestão bem intencionada, que fará que mais pilotos façam seus próprios carros a um custo menor, conseqüentemente haverão mais pilotos autônomos correndo.
Que o objetivo inicial da Braslot seja atingido, com debates importantes de nível
Coloco-me a disposição para ajudar ao crescimento do autorama
Santiago Vicente www.slotcarbrasil.com.br

----- Original Message -----
From: Artur Luis Rodrigues
To: Braslot
Sent: Wednesday, December 13, 2000 11:14 AM
Subject: Re: RES: [braslot] RESULTADO BRASILEIRO 2000

Srs. da lista, faço das palavras do Jorge as minhas e.......

As fichas de inscrição referentes ao Brasileiro, apesar de serem fornecidas pela NPRA, ficaram na loja detentora do evento "Speed Bee", e como nesse final de semana iremos a Santos, tentarei recuperá-las para divulgar a ficha completa dos finalistas.

 Para esclarecimento geral, na categoria asa:

 ( ! ! ! ) QUASE ( ! ! ! ) todos os fabricantes, lojistas e preparadores estiveram presentes ao Campeonato Brasileiro 2000: Detroit, Monza, Parolu, Red Fox, Speed Bee, Proparts, B-52, 'No Limits" novo nome da equipe do Gordo, BSC, Sollero's e pilotos de várias regiões: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília, Campinas, Americana, Santo André, São Caetano, Santos, entre outros e o vice-campeão europeu Mario Shone da Alemanha.

 ( ! ! ! ) QUASE ( ! ! ! ) todos os fabricantes, lojistas e preparadores estiveram presentes ao Campeonato Paulista 2000: Detroit, Monza, Parolu, Red Fox, Speed Bee, Proparts, B-52, 'No Limits" novo nome da equipe do Gordo, BSC, Sollero's e pilotos de várias regiões: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Campinas, Americana, Santo André, São Caetano, Santos entre outros, e totalizamos aproximadamente 530 inscrições.

 Lamentamos sim, a falta de alguns construtores, mesmo tendo seus produtos homologados, não participarem de nenhuma prova!!!!!!!!

 Mas, foram grandes eventos, todos participando e incentivando o Slotcar Nacional e logicamente competindo, afinal isto é um esporte, hobby a motor, o que seria sem equipes (x,y,z ou facções)????

 Todos trabalharam muito durante o ano de 2000 para o Campeonato Paulista e Brasileiro e como recompensa os troféus a seus pilotos. Desde ao cumprimento dos horários, direção da prova e vistoria técnica dos finalistas, onde houveram duas desclassificações pelo não cumprimento do regulamento, tudo foi muito ótimo.

 Tudo isto aconteceu devido à infra-estrutura e organização que construímos nesses 4 anos; regulamento das corridas, calendário das provas, premiação e prestação de contas a pilotos, construtores, lojistas.

 É assim que, no próximo ano esperamos contar com a presença de todos, (inclusive dos ausentes, quando as críticas terão fundamentos e serão bem vindas).

 Artur

Duas mensagens de apoio às opiniões acima.

Date: Wed, 13 Dec 2000 20:34:25 -0200
 Subject: Re: RES: [braslot] RESULTADO BRASILEIRO 2000
Perfeito 2

Santiago Vicente

----- Original Message -----
From: Proparts
To: braslot@egroups.com
Sent: Wednesday, December 13, 2000 2:37 PM
Subject: RES: RES: [braslot] RESULTADO BRASILEIRO 2000

PERFEITO!!!

Jorge.

Alguém que não se identificou fez criticas ao autorama e o Clythio deu-lhe uma resposta à altura.

-----Mensagem original-----

De: Clythio Backx van Buggenhout [mailto:clythio@amazon.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 13 de dezembro de 2000 16:24
Assunto: RES: RES: [braslot] RESULTADO BRASILEIRO 2000

OK, "corajoso" EU,
 1-Seu endereço já foi deletado da lista. Nem tente responder. Não temos mais tempo a perder com quem não se identifica.
2-Quando quiser, é só entrar de novo, mas colocando nome e sobrenome em tudo o que diz. Será bem-vindo.
 Para os outros companheiros da Braslot:
 1-Sugiro focar as críticas em assuntos ou fatos objetivos e que possam mudar o futuro para o bem do slot. Podem contar as injustiças e sacanagens para que não se repitam, ou para que possamos ajudar, mas sem ofensas gerais que em nada somam.
2-Choradeira generalizada não tem mais espaço aqui. A discussão - com sugestões - é livre, a divulgação também, etc...A criancice continua banida.
3-Cansei de montar meu próprio carro e ganhar no terreno adversário. Mesmo quando era hostilizado, mesmo quando era iniciante e mesmo quando pessoas que nem conhecia me julgavam o pior inimigo.

Já vi muitos fazerem a mesma coisa. Está ao alcance de todos.
Contra a competência não há argumentos, com resultados não há como discutir.
Se o ambiente do slot fosse tão ruim com alguns pintam, acho que eles deveriam deixá-lo.
4-Em todos os ambientes de competição a mediocridade humana vem à tona, na interpretação de um regulamento, na aplicação de um regulamento, etc... - Até na Fórmula 1, certo?
Então, ao invés de criticarmos o que ocorre de errado no slot, vamos corrigir, orientar, melhorar, participar - e antes de mais nada, corrigirmos a nós mesmos.
 Por último - não vou hesitar em excluir quem não estiver olhando para o futuro e para o bem do slot.
Que se reúnam numa lista só de choradeira e para falar do passado e mal dos outros...
 Abraços, Clythio.

  ----Mensagem original-----
De: New World Informática [mailto:newword@ig.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 13 de dezembro de 2000 11:14
Para:
braslot@egroups.com
Assunto: Re: RES: [braslot] RESULTADO BRASILEIRO 2000

Desculpe Arthur, mas gostaria de saber a opinião dos pilotos da CATEGORIA ASA.
Mas não aqueles envolvidos em importação de mercadoria, investimento paralelo no desenvolvimento de novos equipamentos, mas sim, daquele que freqüentam as lojas a fim de correr apenas, aquele que trata o autorama como esporte/hobby de verdade.
 Seria demais pedir para que estes pilotos se pronunciem na Braslot?
 Não quero fazer disso uma crítica infundada, gostaria que entendessem que se for de grande maioria a opinião semelhante à sua, Arthur, QUE SE COPIEM PARA AS OUTRAS CATEGORIAS, pois copiar o que você faz pela NPRA é menos vergonhoso que o tratamento dado aos outros campeonatos.
 Aliás, saber quem eu sou é muito fácil, Jorge, eu sou aquele, um dos únicos que fala mal sem ter o que perder...
Sou apenas um Piloto que não deve em loja alguma.
Que freqüenta quase todas as lojas de São Paulo e fora dele.
Que participa dos campeonatos e sequer reclama o troféu não entregue pelos dirigentes ao final do mesmo.
 Acho que eu sou a opinião de muitos...e sou um dos poucos que tem coragem de falar...
 Um abraço, EU

Espírito de Natal. Foram muitas as mensagens mas não podia transcrever todas.

De:  "Proparts" <proparts@p...>
Data:  Dom Dez 24, 2000  8:52 am
Assunto: 
Natal
A Proparts deseja a todos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de alegrias e conquistas

Piloto voltando.

De:  Marcelo Gondim da Cunha <gondim@d...>
Data:  Sex Jan 12, 2001  12:34 pm
Assunto:  Re: [braslot] Campeonato Carioca de NASCAR

Opa. :)
Tem muito tempo que não corro, acho que vou tirar a poeira do meu controle e dos
carros. :)
Vou falar com o Luciano também.

Cópia Pedro Ramos <zapper@z...>:
 Grande!
 Quintino Bocaiuva 671, Charitas. Anexo ao "Sport Pizza"
 Botei o endereço de cor, da uma confirmada ai galera!
 Abração!
 PS: Os pilotos do Rio topam se encontrar em algum local e data para
> discutirmos sobre as categorias atuais ou a criação de uma nova,
> acertamos
> regras, etc? Acho que e a única solução para salvarmos o slot no
> Rio..devemos nos unir para levanta-lo, o Eduardo não pode cuidar disso
> sozinho..atualmente ele já faz bastante tendo a pista. O que acham?
> Chegando a um consenso, a uma ou duas categorias boas, bonitas, justas e
>baratas na medida do possível, talvez consigamos encher o grid..
>

> At 01:56 12/01/01 -0200, you wrote:
> >oi pessoal,
 >Qual o endereço da pista no Rio? :)
> Marcelo Gondim da Cunha
Databras Informática Ltda
Tel.: 0xx(21)518-2363

O Slot News causou polêmica mas deveria ter continuado. Infelizmente o Julio se aborreceu com as críticas, aliás infundadas.

De:  "autorama" <autorama@a...>
Data:  Ter Jan 23, 2001  1:10 am
Assunto:  SLOT New's 2001 n-1

 

 From: autorama
To: SLOT NEW'S
Sent: Tuesday, January 23, 2001 1:06 AM
Subject: NUMERO 1
 SLOT NEW'S 2001
O INFORMATIVO (QUASE SEMPRE SEMANAL DO AUTOMODELISMO)

    SAUDAÇÕES AOS AMIGOS DESTE MARAVILHOSO ESPORTE QUE É O AUTORAMA  e sendo assim neste primeiro numero do novo milênio quero salientar o nosso objetivo é e sempre será trabalhar para difundir o autorama e todas as suas sub-categorias.

Calendário fevereiro 2001( 1 quinzena)

quinta feira 01/02 ASA livre   20 horas
sexta feira 02/02 noturna livre  20 horas
sábado      03/02 protótipo 16D 17 horas
domingo     04/02 escala real livre 9 horas
domingo     04/02 FLY original     11 horas
domingo     04/02 protótipo livre  16 horas
terça feira 06/02 win car livre  20 horas
quarta feira 07/02 win car livre 20 horas
quinta feira 08/02  ASA   livre  20 horas
sexta-feira   09/02   NOTURNA 20 horas
sábado       10/02  protótipo 16D 17 horas
domingo      11/02 protótipo livre 16 horas

* as provas começam no horário determinado (em ponto)!!!

regulamento 

1-somente carros homologados pela loja (outras participação ficarão a critério da equipe técnica)

2-troféu para o 1 em todas as provas e chaveiro (induzido) para o segundo

 longa duração 25/01 -    formula 1

    convidamos a todos a participar da fantástica corrida às 16 horas do feriado

 categoria F-1 livre

  FOTOS FOTOS  -   largada da formula B domingo 27/01

Resultados de Niteroi.

De:  "Cesar Blotta" <blotta@m...>
Data:  Seg Fev 12, 2001  1:52 pm
Assunto:  Campeonato Carioca 2001 - Resultado

 

Resultado final do
CAMPEONATO CARIOCA ENDURANCE GRUPO ZERO
Local: Autoramania (Niterói)
Corridas realizadas em : 13/01, 28/01 e 11/02 (2 horas)

Pontuação Final:
1 - LITTLE WING (Campeã) - 85 pontos
2 - Red Fox - 78 pontos
3- Jatão - 75 pontos
4 - PS - 73 pontos
5- Alfa - 71 pontos

Ficha Técnica:
Little Wing (Adamur, Blotta e João Carlos)
Chassis/Carroceria : Lynx/BMW
Set Up/Induzido: Red Fox/ProSlot

Red Fox (Amílcar, Nelsinho e Cesar)
Chassis/Carroceria: RedFox e Lynx/Ferrari
SetUp / Induzido: RedFox/ProSlot

Troca de pista na Monza.

De:  "Clythio Backx van Buggenhout" <clythio@a...>
Data:  Sex Fev 16, 2001  10:41 pm
Assunto:  Custos pistas

 


A quem interessar possa:
A Monza, escolhida sede do próximo Brasileiro de Asa, no final do ano, vai
trocar a BlueKing, construída no final de 94, creio eu.
A pista já está sendo cortada, e como em todas as Kings (RedFox,
Silverstone, SpeedBee, Parolu...), farei pessoalmente as tarefas que creio
ser da minha responsabilidade, inclusive dobrar e fechar o piso em S. Paulo.
(Além de adaptar a pista antiga para um circuito auxiliar muito, muito
legal...)
Como a última King construída (pela Lynx) foi no segundo semestre de 99,
ainda com custos, valores, e até algumas placas de aglomerado estocadas
desde 98, foi necessário atualizar diversos valores, incluindo custos
adicionais devido à atual necessidade de deslocamentos e fretes, porque não
estou mais no Rio, mas residindo em Belém.
O resultado deste levantamento detalhado foi o seguinte:
(Os valores são para a pista somente até a "madeira pronta", isto é: pista
pronta com madeira ao natural, pés pintados de preto fosco, faltando pintar
geral, colar tape, instalar parte elétrica, fontes, contatoras, sistema de
aluguel de fendas e competição, etc...)
O custo-base da pista, teórico, caso fosse construída sem implicações de
deslocamentos e frete, era de R$ 5500,00 no primeiro semestre de 98, e foi
calculado como R$ 6390,00 em valores atuais, no primeiro semestre de 2001,
com um reajuste de 16% em três anos, algo bastante razoável e semelhante à
inflação acumulada no período.
No entanto, se considerarmos os fretes e deslocamentos necessários em 98
para fazer uma King em São Paulo, tínhamos um total aproximado de R$
6460,00, e os cálculos mostram uma estimativa de custo atual da ordem de R$
9970,00 (estimado e dependendo da confirmação de alguns valores de frete e
locação de espaço para corte de peças).
Isto daria uns 54% de aumento, devido aos fretes e deslocamentos exigidos,
sem que tenha havido este aumento nos valores da mão-de-obra.
Ainda que em dólar (a moeda do autorama...) a coisa tenha ficado mais barata
(de US$ 5.700 em 98 para US$ 5.000 em 2001), não ajuda muito...
De toda forma, fica registrado, porque nunca tive preços diferentes para
ninguém, e fica o alerta para que boas pistas de segunda mão não sejam
negociadas por preços muito baixos, tomando como referência valores antigos,
e depois haja surpresa com os valores gastos para se montar uma outra...
Além disso, cabe ressaltar que se o total da pista (com tudo o que ainda
faltaria depois da madeira) dava uns 11-13 mil, dependendo do que o lojista
decidisse gastar - e agora deve beirar uns 16-19 mil...
Com a montagem de oficina, lay-out e adaptação do lugar, os balcões e
bancadas, o material de estoque mínimo, os meses pagando aluguel com a porta
ainda fechada, etc..., deve estar dando uma baba de uns R$ 40 - 50 mil, para
abrir um mini-autódromo para os amigos..., isso se não tiver luvas do ponto,
etc...
Por isso, quando uns amigos que freqüentavam a Lynx no Rio chiavam muito -
de tudo, é claro, afinal, haviam muitas deficiências que não era possível
corrigir - eu aconselhava - abre uma loja, abre uma loja...
Abraços, Clythio.

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